Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Contributions and challenges of teaching-service-community integration / Contribuciones y desafíos de la integración enseñanza-servicio-comunidad / Contribuições e desafios da integração ensino-serviço-comunidade

Mendes, Tatiana de Medeiros Carvalho; Ferreira, Tainara Lorena dos Santos; Carvalho, Yasmin de Medeiros; Silva, Letícia Goes da; Souza, Cinthia Maria Cibelle de Lima; Andrade, Fábia Barbosa de.
Texto & contexto enferm ; 29: e20180333, Jan.-Dec. 2020. tab, graf
Artigo em Inglês | BDENF, LILACS | ID: biblio-1059145
RESUMO

Objetivo:

analisar as contribuições da integração ensino-serviço-comunidade para a formação em saúde e para o Sistema Único de Saúde, bem como, as potencialidades e os desafios existentes nessa integração, na visão de docentes.

Método:

estudo descritivo, com abordagem qualitativa e quantitativa. A população do estudo foi composta por 103 docentes dos cursos de Enfermagem, Medicina e Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A coleta de dados foi realizada de outubro de 2016 a fevereiro de 2017, por meio de formulário de entrevista. Para a análise dos dados, foi utilizado o software Iramuteq e Análise de Conteúdo de Bardin.

Resultados:

na visão dos docentes, a integração ensino-serviço-comunidade contribui para a formação dos discentes, visto que proporciona experiências multiprofissionais e interdisciplinares em cenários reais de prática, bem como contribui para a melhoria da qualidade dos serviços. No entanto, vários desafios precisam ser superados, como o modelo hospitalocêntrico, ainda predominante; currículos fragmentados em disciplinas; resistência de alguns docentes em participar da integração; poucas ações interdisciplinares; ênfase na formação técnica com predomínio de metodologias tradicionais de ensino; infraestrutura do Sistema Único de Saúde, entre outros.

Conclusão:

fica evidente a necessidade de institucionalização da interação ensino-serviço-comunidade, e da valorização de iniciativas que dinamizem e flexibilizem o ensino em atividades multiprofissionais e interdisciplinares, assim como do compromisso das instituições envolvidas na modificação da formação em saúde e na transformação dos processos de atenção à saúde.
Biblioteca responsável: BR17.1