Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Características Antropométricas do Palato Ósseo de uma Amostra Brasileira de Esqueletos Identificados / Anthropometric Characteristics of the Bony Palate in a Brazilian Sample of Identified Skeletons

Fernandes, Larissa Chaves Cardoso; Rabello, Patrícia Moreira; Daruge Júnior, Eduardo; Porto, Gabriela Granja; Carvalho, Marcus Vitor Diniz de; Soriano, Evelyne Pessoa.
Rev. bras. ciênc. saúde ; 24(1): 29-36, 2020. ilus, tab
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1087471

Objetivo:

Este estudo teve como objetivo descrever as carac-terísticas antropométricas do palato ósseo de uma amostra brasileira de esqueletos identificados

Metodologia:

Foi desen-volvido um estudo de corte transversal, por meio da análise de 178 crânios secos humanos, oriundos do Arquivo de Ossadas do Departamento de Odontologia Social da Faculdade de Odon-tologia de Piracicaba (FOP/UNICAMP), São Paulo. Utilizando paquímetro digital, foram realizadas medições lineares que incluíam forame incisivo à espinha nasal posterior (FI-ENP), forame palatino maior direito ao forame palatino maior esquer-do (FPMD-FPME), forame incisivo ao forame palatino maior direito (FI-FPMD) e forame incisivo ao forame palatino maior esquerdo (FI-FPME). Os testes t-Student, F(ANOVA), Tukey, LSD, Kruskal Wallis e Pearson, com nível de significância de 5,0%.

Resultados:

Do total de crânios analisados, 54,5% eram do sexo masculino, com mediana de idade de 56 anos. Todas as medidas analisadas apresentaram dimorfismo sexual, onde homens possuíram maiores dimensões do que o sexo oposto (p<0,001). Do total de palatos estudados, 104 eram pertencen-tes a indivíduos brancos, 49 a miscigenados e 25 a negros. As medidas FI-ENP, FPMD-FPME e FI-FPME apresentaram-se maiores em negros, seguidos dos miscigenados e brancos.

Conclusão:

Conclui-se que as características do palato ósseo podem ser aplicadas como maior confiabilidade para a estima-tiva do sexo na amostra brasileira estudada. (AU)
Biblioteca responsável: BR8.1
Localização: BR8.1; v.24,n.1