Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Evaluation of the Impact of Oral Hygiene and Chamomile Tea in the Development of Oral Mucositis: Pilot Study / Avaliação do Impacto da Higiene Oral Associada ao Uso do Chá de Camomila no Desenvolvimento de Mucosite Oral: Estudo-Piloto / Evaluación del Impacto de la Higiene Oral y el Té de Manzanilla en el Desarrollo de la Mucositis Oral: Estudio Piloto

Barreto, Rafael Andrade Baião; Dantas, Juliana Borges de Lima; Martins, Gabriela Botelho; Sanches, Ana Carla Barletta; Carrera, Manoela; Reis, Sílvia Regina de Almeida; Medrado, Alena Ribeiro Alves Peixoto.
Rev. bras. cancerol ; 66(1)20200129.
Artigo em Inglês | LILACS | ID: biblio-1094941

Introdução:

A mucosite oral (MO) representa uma condição inflamatória frequente em pacientes oncológicos e uma higiene oral insatisfatória tem sido relacionada como fator predisponente para o seu surgimento. O chá de camomila vem sendo estudado como terapia adjuvante no manejo da MO em razão das suas propriedades analgésicas e anti-inflamatórias.

Objetivo:

Avaliar a influência do chá de camomila associada a uma rigorosa higiene oral na prevenção de MO.

Método:

Trata-se de um estudo-piloto clínico randomizado, no qual 35 pacientes foram alocados em dois grupos. O grupo-caso foi submetido ao controle de higiene oral associado ao uso do chá de camomila antes de iniciar o primeiro ciclo de quimioterapia; no grupo-controle, não houve orientações e prescrições prévias. Foram coletados dados referentes às características sociodemográficas, à neoplasia em questão e ao tipo de tratamento quimioterápico proposto. Foram avaliadas as variáveis MO, fluxo salivar e dor associada à cavidade oral, e realizada análise estatística com nível de significância p<0,05.

Resultados:

Observou-se que a maioria dos pacientes apresentava-se na quinta década de vida, a localização do tumor mais prevalente foi a mama (57%) e a droga mais utilizada por esses pacientes foi a ciclosfamida (52%). Nesta amostra, não foi observado resultado estatisticamente significativo entre os grupos, no que diz respeito às variáveis MO, fluxo salivar e dor (p>0,05).

Conclusão:

Os dados sugerem que o uso do chá de camomila e o rigor na higiene oral não foram suficientes para a prevenção da MO.
Biblioteca responsável: BR440.1
Localização: BR440.1