Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Spectrophotometric analysis of the effectiveness of bleaching agents used for non-vital teeth bleaching / Análise espectrofotométrica da eficácia dos agentes clareadores utilizados no clareamento de dentes não vitais

Santos, Micheli dos Reis; Carvalho, Fabiola Bastos de; Cangussu, Maria Cristina Teixeira; Barros, Lays Rocha; Trindade, Renan Ferreira.
J. Health Biol. Sci. (Online) ; 8(1): 1-6, 01/01/2020. ilus
Artigo em Inglês | LILACS | ID: biblio-1103713

Objetivos:

este estudo teve como objetivo comparar a eficiência de três substâncias diferentes utilizadas no clareamento de dentes não vitais.

Métodos:

quarenta dentes bovinos foram divididos em cinco grupos três grupos-teste (perborato de sódio + 20% de peróxido de hidrogênio - PS; 37% de peróxido de carbamida - PC; 35% de peróxido de hidrogênio - PH) e dois grupos-controle (CG1 e CG2). Os dentes dos grupos-teste foram pigmentados artificialmente com sangue e clareados usando as técnicas de branqueamento em consultório e walking-bleach. A eficiência dos agentes clareadores foi avaliada objetivamente, comparando-se as variáveis de cor L*, a* e b* medidas espectrofotometricamente de acordo com o sistema CIELab. Os dados foram analisados por ANOVA e teste de Tukey, adotando nível de significância de 5%.

Resultados:

os resultados mostraram uma redução da luminosidade (L*) após a pigmentação e um aumento após as sessões de clareamento. Os valores de a* e b* aumentaram após a pigmentação e diminuíram após a aplicação das substâncias clareadoras.

Conclusões:

todas as substâncias utilizadas no clareamento de dente não-vital apresentaram a mesma eficiência. Não foram observadas diferenças significativas nesta eficiência entre as técnicas de branqueamento no final do experimento. No entanto, o branqueamento em consultório forneceu o mesmo resultado de clareamento que a técnica walking-bleach em um período mais curto. Significado clínico Dada a crescente demanda por estética, o uso de diferentes técnicas de clareamento e a variedade de agentes clareadores, os profissionais de saúde bucal devem oferecer tratamento baseado em evidências, mais eficiente e em menos tempo.
Biblioteca responsável: BR1780.2