Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Individual biosafety barrier in dentistry: an alternative in times of covid-19. Preliminary study / Barreira individual de biossegurança odontológica: uma alternativa em tempos de covid-19. Estudo preliminar

Laboratório de MicrobiologiaMONTALLI, Victor Angelo Martins; Laboratório de MicrobiologiaGARCEZ, Aguinaldo Silva; Laboratório de MicrobiologiaMONTALLI, Gabriel Angelo Martins; Laboratório de MicrobiologiaFRANÇA, Fabiana Mantovani Gomes; Laboratório de MicrobiologiaSUZUKI, Selly Sayuri; MIAN, Letícia Marques Tondini; Laboratório de MicrobiologiaMOTTA, Rogério Heládio Lopes; Laboratório de MicrobiologiaNAPIMOGA, Marcelo Henrique; Laboratório de MicrobiologiaJUNQUEIRA, José Luiz Cintra.
RGO (Porto Alegre) ; 68: e20200088, 2020. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: biblio-1136024
RESUMO A retomada às atividades odontológicas em tempos de pandemia tem sido um desafio devido à geração e dispersão de gotículas e aerossóis que podem conter o vírus SARS-CoV-2, agente etiológico da covid-19. Nos últimos meses algumas estratégias de contenção de gotículas e aerossóis tem circulado pela internet, mas a eficácia destas barreiras ainda não apresenta um bom nível de evidência na Literatura. Desta forma, e utilizando um modelo de dispersão microbiana, o objetivo deste estudo preliminar foi comparar a dispersão da alta rotação (AR) sem ou associada a uma barreira individual de biossegurança odontológica (AR / BIBO) que consiste em um bastidor acoplado ao filme de PVC e TNT. A turbina da alta rotação foi ativada durante um minuto em uma solução de Lactobacillus casei Shirota, a qual havia sido previamente acrescentada no reservatório de refrigeração de um equipamento odontológico, e placas de petri contendo ágar MRS foram posicionadas a partir do apoio de cabeça de uma cadeira odontológica nas distâncias de 50, 100 e 150 cm em diferentes ângulos (90 e 0 graus). Na distância de 50 cm, a média (desvio padrão) de L. casei Shirota para AR foi de 13.554,59 (493,48) UFC, enquanto a associação AR/BIBO foi de 570,67 (60,54) UFC, estabelecendo uma redução de 96% (p<0,0001). Considerando estes resultados preliminares e o modelo de estudo utilizado, a barreira individual de biossegurança odontológica se mostrou eficiente em reduzir a dispersão da turbina de alta rotação, o que sugere que o seu uso pode ser uma alternativa para a melhoria da biossegurança em ambiente odontológico.
Biblioteca responsável: BR1.1