Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Chronic pain and depression as factors associated with temporomandibular dysfunction in older adults with Parkinsons disease / Dor crônica e depressão como fatores associados à disfunção temporomandibular em pessoas idosas com doença de Parkinson

Faccio, Patrícia Fernanda; Tavares, Raíssa Barreto; Asano, Nadja Maria Jorge; Asano, Amdore Guescel C; Coriolano, Maria das Graças Wanderley de Sales; Lins, Carla Cabral dos Santos Accioly.
Rev. CEFAC ; 22(4): e7719, 2020. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: biblio-1136493
RESUMO Objetivo: investigar se a dor crônica e a depressão representam fatores associados à disfunção temporomandibular (DTM) em idosos com doença de Parkinson. Métodos: estudo de corte transversal realizado no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco, em 2018. Utilizou-se o questionário Critério de Diagnóstico de Pesquisa para Disfunções Temporomandibulares. As variáveis clínicas estudadas foram: dor crônica, depressão, sintomas físicos não específicos, incluindo e excluindo itens de dor e uso de prótese dentária. As associações entre as variáveis dependente e independentes foram avaliadas pelo teste do Odds Ratio do Qui-quadrado, com intervalo de confiança de 95%. Resultados: encontraram-se dentro dos critérios de elegibilidade 81 idosos, 67% eram do sexo masculino, 74% eram casados ou tinham companheiro, 43% declararam receber de 1-2 salários mínimos e 47% apresentavam-se no estágio moderado da doença de Parkinson. A DTM foi identificada em 22% da amostra e 12% dos participantes referiram presença de dor crônica. A análise estatística demonstrou associação entre DTM e dor crônica (p=0,001, OR=inf, IC95%=12,13-inf), bem como entre DTM e depressão moderada-severa (p=0,014, OR=4,8, IC95%=1,14 - 23,51). Conclusão: verificou-se que os fatores que estavam associados à DTM em idosos com doença de Parkinson foram dor crônica e depressão moderada-severa.
Biblioteca responsável: BR1.1