Your browser doesn't support javascript.
A Biblioteca Cochrane foi excluída da BVS por decisão da Wiley de não renovação da licença de uso com a BIREME. Saiba mais.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Endodontic sealers and post-endodontic waiting time affect the bond strength of the fiber posts / Cimentos endodônticos e tempo de espera após endodontia afeta a resistência de união de pinos de fibra

BOHRER, Thais Camponogara; FONTANA, Patricia Eliana; WANDSCHER, Vinícius Felipe; MORARI, Victor Hugo Carvalho; PILLAR, Rafael; BELLO, Mariana de Carlo; VALANDRO, Luiz Felipe; KAIZER, Osvaldo Bazzan.
Rev. odontol. UNESP (Online); 49: e20200001, 2020. tab
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: biblio-1139423
Resumo Introdução A resistência de união de um pino de fibra pode ser afetada por vários fatores, como o cimento endodôntico e o tempo de espera pós-endodontia. Objetivo Avaliar o efeito de diferentes cimentos endodônticos e dois tempos de espera pós-endodontia na resistência de união de pinos de fibra. Material e método Setenta e dois dentes bovinos foram tratados endodonticamente e obturados usando três cimentos endodônticos à base de eugenol, à base de resina epóxia ou à base de mineral trióxido agregado. Os espécimes foram armazenados a 37 ° C por 24 horas ou por 30 meses. Após, os canais radiculares foram preparados para cimentação dos pinos de fibra usando o RelyX U200. Foram realizados testes de push-out e análise de falhas. Os dados foram analisados por análise de variância bidirecional e com o teste t. Resultado O cimento AH Plus obteve os maiores valores de resistência de união aos 30 meses pós-endodontia (11,26 Mpa) (p <0,05), no entanto, não houve diferença com o cimento Endofill no mesmo tempo. Os cimentos Endofill e MTA Fillapex não diferiram significativamente em seus efeitos, independentemente do tempo de espera pós-endodontia. Conclusão O cimento endodôntico utilizado e o tempo de espera pós-endodontia afetam a resistência adesiva dos pinos de fibra. A adesão aumenta significativamente quando o pino de fibra é cimentado 30 meses após a obturação do canal radicular, enquanto a adesão é reduzida ao cimentar imediatamente após o tratamento do canal radicular, principalmente para cimentos endodônticos à base de eugenol.
Biblioteca responsável: BR1.1