Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Perfil de utilização de anestésicos locais por cirurgiões-dentistas em pacientes hipertensos de uma cidade brasileira / Profile of use of local anesthetics by dental surgeons in hypertensive patients in a Brazilian city / Perfil del uso de anestésicos locales por cirujanos dentistas en pacientes hipertensos en una ciudad brasileña

Gellen, Paula Vitória Bido; Santos, Mariana Araújo dos; Moreira, Hyara Luz; Benigno, Marlon Brendo da Silva; Borges, Tassia Silvana; Rodrigues, Rodrigo Ventura.
Rev. epidemiol. controle infecç ; 10(2): 140-145, abr.-jun. 2020. ilus
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1223587
Justificativa e

Objetivos:

O sucesso da técnica anestésica é fundamental para qualquer procedimento e garantia de segurança ao paciente, sendo sustentado por protocolos e fundamentos de caráter imperativo a fim de conferir o melhor atendimento. Nesse sentido, o presente trabalho verificará a utilização dos anestésicos locais, com ênfase em pacientes hipertensos, nos consultórios particulares da cidade de Palmas/TO.

Métodos:

Trata-se de um estudo descritivo, do tipo transversal de abordagem quantitativa realizado por meio de um questionário fechado de construção livre aplicado para profissionais do serviço privado de Palmas/TO, após assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Foi realizada análise descritiva de 113 questionários por intermédio do Statistical Package for the Social Sciences 22.0.

Resultados:

Dos entrevistados, 58,4% eram mulheres, a especialidade mais encontrada foi implantodontia (20,4%); 53,1% apontaram que a escolha do anestésico é feita de acordo com a condição do paciente; 47,8% dos profissionais possuem mais de 3 tipos de anestésicos disponíveis para o atendimento; 53,1% apontou ensino de anestesiologia na graduação satisfatório; 65,5% não frequenta cursos e palestras sobre esse tema; 41,6% dos dentistas aferiam a pressão somente em hipertensos, lidocaína foi o sal mais utilizado de forma geral e também de forma especifica ao considerar somente hipertensos.

Conclusão:

O anestésico local mais utilizado em hipertensos é a lidocaína 2% com adrenalina 1100.000, porém a maioria dos profissionais só afere a pressão arterial em já diagnosticados com hipertensão, expondo resultados relativamente satisfatórios em virtude de condutas que ainda necessitam ser readequadas.(AU)
Biblioteca responsável: BR1314.1