Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Impact of telephone monitoring on cancer patients undergoing esophagectomy and gastrectomy / Impacto del monitoreo telefónico en pacientes oncológicos sometidos a esofagectomía y gastrectomía / Impacto do monitoramento telefônico em pacientes oncológicos submetidos a esofagectomia e gastrectomia

Oliveira, Daniele da Silva Salgado; Ribeiro Junior, Ulysses; Sartório, Natalia de Araújo; Dias, André Roncon; Takeda, Flávio Roberto; Cecconello, Ivan.
Rev. Esc. Enferm. USP ; 55: e03679, 2021. tab, graf
Artigo em Inglês | BDENF, LILACS | ID: biblio-1287929
RESUMO Objetivo: Avaliar o monitoramento telefônico nos sintomas, qualidade de vida, distress, admissões no centro de emergência e a satisfação do paciente oncológico submetido a esofagectomia e gastrectomia. Método: Estudo randomizado em dois grupos, realizado no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo; sendo que o grupo intervenção recebeu o monitoramento telefônico por quatro momentos após a cirurgia, enquanto que o grupo controle recebeu apenas o atendimento institucional. Resultados: Dos 81 pacientes avaliados, o domínio mais afetado na qualidade de vida foi o desempenho de papel. O distress não mostrou diferença entre os grupos e momentos. Em ambos os grupos, as admissões no centro de emergência foram semelhantes (p=0,539). A dor foi o sintoma mais relatado no monitoramento telefônico. Houve significância estatística em relação à satisfação do paciente com o monitoramento (p=0,002). Conclusão: O monitoramento telefônico proporcionou maior satisfação dos pacientes no grupo intervenção, demonstrando o real impacto desse processo no cuidado do paciente oncológico.
Biblioteca responsável: BR41.1
Localização: BR41.1