Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Ensino da Língua Brasileira de Sinais nos cursos de graduação em Odontologia do Sudeste brasileiro: um estudo transversal / Brazilian Sign Language teaching in Dentistry undergraduate courses at Southeastern Brazil: a cross-sectional study

Medeiros, Yuri de Lima; Lopes, Danielle Fernandes; Faria, Luan Viana; Soares, Mônica Regina Pereira Senra; Silvério, Carla Couto de Paula.
Rev. ABENO ; 20(1): 113-120, 2020. tab, graf
Artigo em Português | BBO - odontologia (Brasil) | ID: biblio-1349385
O atendimento odontológico de pacientes surdos é considerado um desafio. A falta de contato dos estudantes com a Língua Brasileira de Sinais (Libras) durante a graduação pode ser um fator agravanteda condição de saúde bucal desta população. Assim, o objetivo do estudo foi oferecer um panorama sobre a inclusão da disciplina de Libras nos projetos pedagógicos dos cursos de graduação em Odontologia da Região Sudeste do Brasil. Consiste em um estudo exploratório, quantitativo e transversal. As matrizes curriculares dos cursos foram analisadas, buscando-se as informações referentes às variáveis categoria administrativa da Instituição de Ensino Superior (IES), oferta enatureza do componente curricular e carga horária.A população do estudo foi constituída por 176 IES, das quais 32 não disponibilizaram suas respectivas matrizes curriculares. Observou-se que125 cursos (86,8%) eram de IES particulares e 19 (13,19%) de públicas, com 83 (57,63%) oferecendo o componentecurricularLibras em sua matriz, sendo que71 (91,02%) das 78 IES que disponibilizaram a informação ofertam o conteúdo comoopcional ou eletivo. A carga horária variou de 30 a 80 horas, com média de 49,7h.Conclui-se que a implementação da Librasaindaé discreta nas universidades públicas e mais concentrada nas IES privadas, sendo, em sua maioria, não-obrigatória (AU).
Biblioteca responsável: BR1264.1