Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Avaliação da qualidade de vida relacionada a saúde bucal de crianças e suas famílias e fatores associados / Evaluation of quality of life related to the health of children and their families and associated factors

Dovigo, Gabrielle; Pessoa, Marília Narducci; Santos, Patrícia Rafaela dos; Vedovello, Silvia Amélia Scudeler; Marcantonio, Eloisa.
Rev. odontol. UNESP (Online) ; 50: e20210048, 2021. tab
Artigo em Português | LILACS, BBO - odontologia (Brasil) | ID: biblio-1352132
Introdução O desenvolvimento do complexo craniofacial resulta da interação de fatores genéticos e ambientais. Dentre as ocorrências que podem afetar esse desenvolvimento, estão as odontológicas. A cárie dentária e a má oclusão são de etiologia multifatorial e atingem grande parte da população, podendo impactar a qualidade de vida. Objetivo O objetivo deste estudo foi avaliar o impacto de fatores clínicos, funcionais e sociais na qualidade de vida relacionada a saúde bucal de crianças e suas famílias. Material e método A amostra consistiu de 753 crianças matriculadas nas escolas públicas da cidade de Araraquara-SP. Foram realizados exames bucais para avaliar a ocorrência cárie dentária (ceo-d e CPO-D) e a má oclusão (Foster, Hamilton) e aplicado um questionário socioeconômico aos pais, além do questionário para avaliação da qualidade de vida relacionada a saúde bucal (ECOHIS). Os dados foram avaliados por meio de análise bivariada e, em seguida, pelo modelo de regressão logística múltipla, considerando o nível de significância de 5%. Resultado A condição social, além das variáveis clínicas de cárie dentaria e trauma dental, apresentou associação com o impacto negativo na qualidade de vida relacionada a saúde bucal nas três sessões do questionário criança, pais e geral, respectivamente. Conclusão A experiência da cárie dentária, o nível socioeconômico e o trauma dental foram variáveis preditoras para o impacto negativo na qualidade de vida relacionada a saúde bucal de crianças e suas famílias. Os hábitos estão mais relacionados ao índice ceo-d e ao nível socioeconômico do que com a má oclusão.
Biblioteca responsável: BR39.2