Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Tratamento restaurador atraumático: paradigmas e progressos da técnica / Atraumatic restorative treatment: paradigms and technical progress

Sales, Emilyn Vitória Brígido; Cabral, Marcia Edeuma Santos; Monnerat, Aline Borges Luiz; Monnerat, Antônio Fernando.
Rev. Cient. CRO-RJ (Online) ; 6(1): 19-25, abr. 2021.
Artigo em Português | LILACS, BBO - odontologia (Brasil) | ID: biblio-1354391

Introdução:

Os probióticos são micro-organismos vivos que geram benefícios à saúde do hospedeiro. Seus mecanismos de ação consistem, principalmente, em efeitos anti-inflamatórios e antimicrobianos que os tornam importantes no processo de saúde-doença. Na endodontia, a permanência de infecção no interior do sistema de canais radiculares é a principal causa do insucesso do tratamento endodôntico. A partir do sucesso obtido por outras especialidades odontológicas, a utilização de probióticos como nova abordagem no tratamento endodôntico vem sendo alvo de pesquisas com a expectativa de ajudar a combater as infecções endodônticas e manter o equilíbrio da microbiota oral.

Objetivo:

O objetivo desta revisão de literatura foi apresentar os principais resultados disponíveis até o presente momento na literatura científica acerca do uso dos probióticos na endodontia. Fonte dos dados As bases de dados utilizadas foram Pubmed, Web of Science e Embase e a pesquisa foi realizada até junho de 2021. Síntese dos dados Foi encontrado um total de oito artigos sobre o tema, avaliando diversos aspectos relacionados ao tratamento endodôntico, como o uso de probióticos contra patógenos endodônticos, como irrigantes, como medicação intracanal e no tratamento da periodontite apical.

Conclusão:

Embora grande parte dos artigos tenham apresentado resultados positivos acerca do uso dos probióticos, os mesmos apresentam baixo nível de evidência, isso porque foram utilizados modelos in vitro e em animais. Portanto, para embasar a introdução dos probióticos em Endodontia, existe a necessidade da realização de pesquisas clínicas.
Biblioteca responsável: BR1356.1