Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Resin infiltration for approximal caries lesions in primary and permanent teeth: case reports

Neves, Aline Borburema; Fernandes, Bruna Ribeiro Mattosinhos da Rosa; Lopes, Laísa Inara Gracindo; Pintor, Andrea Vaz Braga; Neves, Aline de Almeida.
Rev. Cient. CRO-RJ (Online) ; 6(1): 56-61, abr. 2021.
Artigo em Inglês | LILACS, BBO - odontologia (Brasil) | ID: biblio-1354542

Introdução:

A odontologia minimamente invasiva visa maior preservação da estrutura dentária e novos materiais odontológicos vêm sendo utilizados para este fim. Dentre esses, o Icon® foi desenvolvido para infiltração de lesões de cárie não cavitadas localizadas em esmalte e/ou no terço externo de dentina.

Objetivo:

Relatar dois casos clínicos em que se utilizou o Icon® para tratamento de lesões de cárie interproximais em dentes decíduos e permanentes. Relato do caso Dois pacientes (10 e 13 anos) compareceram à clínica de Odontopediatriada FO-UFRJ e ao exame clínico e radiográfico foram diagnosticadas lesões cariosas não cavitadas no terço externo de dentina e no esmalte dentário, nos dentes 54 distal (D) e 55 mesial (M) (Paciente 1) e dentes 24D e 25M (Paciente 2), respectivamente. Para restauração das lesões, foi utilizado o infiltrante de resina Icon® sob isolamento absoluto e de acordo com as recomendações do fabricante.

Resultados:

Os pacientes foram avaliados imediatamente após a restauração e observou-se um completo selamento da lesão. O paciente 1 retornou para avaliação clínica e radiográfica após 3 meses e o paciente 2 após 1 mês. Em ambos foi detectada paralisação da lesão cariosa.

Conclusão:

Conclui-se que o Icon® representa uma boa opção de material restaurador minimamente invasivo e com boa aplicabilidade em Odontopediatria.
Biblioteca responsável: BR1356.1