Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Ação inibitória de dentifrícios sobre Streptococcus mutans e Candida albicans: estudo in vitro / Inhibitory effect of dentifrices on Streptococcus mutans and Candida albicans: in vitro study

Maso, Daniele Canova; Maso, Patrícia Canova; Borges, Renata dos Santos; Giacomini, Letícia de Abreu; Corralo, Daniela Jorge.
RFO UPF ; 25(2): 232-240, 20200830. tab
Artigo em Português | LILACS, BBO - odontologia (Brasil) | ID: biblio-1357796
Introdução: este estudo avaliou a ação antimicrobiana de sete dentifrícios nacionais com ação antiplaca ou antimicrobiana, conforme os fabricantes, sobre os patógenos orais Streptococcus mutans e Candida albicans. Métodos: a avaliação dos dentifrícios foi realizada pelo teste de difusão em ágar. Placas de Petri com meios de cultura ágar cérebro coração e ágar Sabourad foram semeadas com suspensão microbiana padronizada de S. mutans e C. albicans. Poços foram confeccionados no ágar semeado e preenchidos com as soluções dos dentifrícios diluídas em 1:1, 1:2, 1:4 e 1:8, além dos controles positivo (solução de clorexidina 2%) e negativo (dentifrício sem princípios ativos). Após incubação por 48h/37°C, os halos de inibição do crescimento microbiano foram medidos com paquímetro e régua milimetrada, e os resultados finais dos halos obtidos em milímetros. Resultados e conclusão: verificou-se que todos os dentifrícios, na diluição de 1:1, foram efetivos sobre C. albicans e S. mutans, exceto o composto de bicarbonato de sódio e extratos vegetais, o qual não inibiu S. mutans. Na diluição de 1:2, somente o dentifrício contendo triclosan inibiu C. albicans, enquanto todos mostraram algum potencial de inibição ao S. mutans. Nas demais diluições, não foram observados halos de inibição de ambos os microrganismos. A C. albicans demonstrou ser mais resistente à ação inibitória dos antimicrobianos dos dentifrícios testados neste estudo. S. mutans demonstrou ser mais sensível à ação dos dentifrícios, no entanto, a diluição durante a escovação dentária reduz a ação inibitória esperada, indicando a importância da remoção mecânica do biofilme.(AU)
Biblioteca responsável: BR1.1