Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Sodium trimetaphosphate combined to calcium as a strategy to improve dentin-bonding interface / Trimetafosfato de sódio associado ao cálcio como uma estratégia para melhorar a interface adesiva da dentina

Gonçalves, Rafael Simões; Zabeu, Giovanna Speranza; Hissano, Wendy Saori; Giacomini, Marina Ciccone; Scaffa, Polliana Mendes Candia; Rios, Daniela; Honório, Heitor Marques; Wang, Linda.
Braz. dent. sci ; 25(2): 1-10, 2022. tab, ilus
Artigo em Inglês | LILACS, BBO - odontologia (Brasil) | ID: biblio-1367388

Objetivo:

O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito do STMP como análogo biomimético da matriz dentinária na resistência de união à dentina submetida a desafio cariogênico artificial ao longo do tempo. Material e

Métodos:

foram utilizados um total de 60 dentes neste experimento, os quais foram divididos em 6 grupos (n = 10). Desse total, 10 dentes não foram submetidos ao desafio cariogênico artificial (DCA), servindo como grupo controle (Dentina Hígida - DH) enquanto os outros 50 foram submetidos ao DCA (7d / 37ºC), sendo tratados com soluções de tratamento específicas para cada grupo DH- água deionizada / dentina hígida, DC- água deionizada / dentina submetida ao DCA, GIII- STMP, GIV- STMP + Ca(OH)2, GV- STMP + NaF e GVI- NaF. Após os tratamentos (24h), os corpos-de-prova foram restaurados (Adper Single Bond Universal + Filtek Z250), para obtenção de palitos de resina-dentina com área transversal de aproximadamente 0,8mm2. Dois terços desses palitos foram armazenados em saliva artificial (37°C) para análises após 6 e 12 meses. Os outros 1/3 foram submetidos ao teste µTBS (baseline). Os dados foram analisados por ANOVA a dois fatores e testes de Tukey (p <0,05).

Resultados:

Em geral, os maiores valores de µTBS foram obtidos em condição hígidas (DH), enquanto a condição subtmetidas ao DCA determinou os menores valores. Os grupos tratados com NaF (com ou sem STMP associado -GV e GVI) não foram capazes de melhorar a resistência de união, ao longo do tempo. Somente o uso de STMP + Ca (OH)2(GIV) melhorou o µTBS em comparação com as outras condições desafiadas por cárie após 1 ano. O padrão de falha adesiva foi predominante em todos os tempos.

Conclusão:

O uso do STMP associado ao Ca (OH)2 parece ser uma estratégia terapêutica viável conciliando a capacidade biomimetizante ao processo adesivo de forma satisfatória mesmo que seu desempenho não seja superior à condição inicial.(AU)
Biblioteca responsável: BR243.1