Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

O perfil fonoaudiológico do paciente portador de queimaduras de cabeça e pescoço internado no Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre/RS / The speech-language pathology profile of patients with burning of head and neck hospitalized at Emergency Hospital of Porto Alegre/RS

Rodrigues, Juliana Menezes da Cunha; Vanin, Gabriela De Martini; Nasi, Luiz Antonio.
Rev. bras. queimaduras ; 9(1): 14-20, Jan-Mar 2010.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1370141

Objetivo:

Traçar o perfil fonoaudiológico dos pacientes com queimaduras de cabeça e pescoço internados no Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre.

Método:

Foram avaliados pacientes com queimaduras entre 2º e 3º grau, acima de 18 anos, internados na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre e que estivessem próximos da sua alta hospitalar. Foram submetidos à avaliação por meio de um protocolo adaptado, validado nacionalmente, que investigou dados sociodemográficos e perfil fonoaudiológico dos pacientes referidos.

Resultados:

A amostra foi constituída de 10 pacientes, com etiologia predominante de queimadura por álcool, elétrica e chama, totalizando 6 (60%) casos. Todos os pacientes apresentaram dificuldade de deglutição; 70%, esforço ventilatório; 90%, abertura de boca reduzida. A alteração no tempo máximo de emissão teve maior prevalência no sexo masculino, com média de 10,67 segundos; alterações vocais foram encontradas em 7 (70%) pacientes e 9 (90%) apresentaram alterações articulatórias. A dor esteve presente em 3 (30%) pacientes.

Conclusão:

O perfil fonoaudiológico foi alterado na amostra investigada, conforme o esperado.
Biblioteca responsável: BR1.1