Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Perfil dos endodontistas de uma metrópole brasileira quanto ao atendimento odontológico a pacientes com necessidades especiais / Profile of endodontists in a Brazilian metropolis regarding dental care for patients with special needs

Gutierrez, Gabriela Mancia; Gonçalves, Ana Lurdes Conte Acunha; Bonacina, Carlos Felipe; Diniz, Michele Baffi; Santos, Maria Teresa Botti Rodrigues; Yamamoto, Ângela Toshie Araki; Lira, Adriana de Oliveira.
Rev. ABENO ; 21(1): 1157, dez. 2021. tab
Artigo em Português | BBO - odontologia (Brasil) | ID: biblio-1371755
O objetivo do estudo foi caracterizar o perfil dos endodontistas do estado de São Paulo, Brasil em relação ao tratamento odontológico depacientes com necessidades especiais (PNE). Um questionário onlinesobre capacitação do profissional e dados sobre o atendimento odontológico de PNEfoi enviado para 3.500 endodontistas registrados no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo. Dentre os 138 profissionais que retornaram, 57,2% eram do sexo feminino; 34,8% estavam na faixa etária entre 31e 40 anos; 42,8% tinham entre 11 e20 anos de formados; e 38,4% possuíam 11 a 20 anos de especialidade. Apenas 22,5% eram capacitados para o atendimento de PNE, sendo que desses, 58,1% tiveram apenas aula teórica. Dos que não receberam capacitação na pós-graduação, 80,4% gostariam de ter recebido. Com relação ao interesse em cursos de atendimento a PNE após a especialização, observou-se que apenas 15,9% realizaram algum tipo de curso, a maioria apenas teórico. Em relação às dificuldades durante o atendimento de PNEa "falta de colaboração do paciente durante o atendimento" foi citada por 74,6%, a "insegurança devido àfalta de preparo profissional" por 55,0%. A análise da associação das variáveis pelo teste Qui-quadrado apontou que quanto maior o tempo de formação, menor essa dificuldade (p=0,0415). Os especialistas encontram mais dificuldades comparados aos que tem formação associada (mestrado e doutorado) (p=0,0369). Não houve associação significativa entre as dificuldades e o tipo de instituição de formação(pública ou privada) (p>0,05). O panorama atual da formação do endodontista não contempla o atendimento as pessoas com necessidades especiais (AU).
Biblioteca responsável: BR1264.1