Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Novos materiais livres de metal para confecção de próteses monolíticas em sistema CAD/CAM / New metal-free materials for making monolithic prostheses in CAD/CAM system

Piva, Júlia de Sette Sato; Souza, Isabela Saturnino de; Santos, Daniela Micheline dos; Carvalho, Karina Helga Turcio de; Guiotti, Aimée Maria.
Rev. Odontol. Araçatuba (Impr.) ; 43(supl): 18-29, 2022. ilus
Artigo em Português | LILACS, BBO - odontologia (Brasil) | ID: biblio-1399239
A busca por naturalidade dos procedimentos restauradores em reabilitação oral tem contribuído para o desenvolvimento de vários tipos de materiais livres de metal ("metal free"). A confecção de próteses com estes sistemas totalmente puros, mostra-se como excelente alternativa restauradora, com potencial estético superior às próteses metalocerâmicas. É indiscutível que a tecnologia CAD/CAM (Computer-aided design/ Computer-aided manufacturing) vem se tornando realidade nos consultórios e laboratórios de Prótese Dentária de todo o mundo. Esta tecnologia possibilita o uso de cerâmicas e polímeros na fabricação de próteses, com qualidade e resistência mecânica satisfatórias, padronizando os processos, reduzindo custos e tempo clínico-laboratorial. A grande diversidade destes novos materiais restauradores livres de metal, com suas distintas propriedades estéticas e mecânicas, faz com que seja necessária uma seleção racional desses materiais, a fim de se alcançar a longevidade desejada do tratamento protético reabilitador. Dentre estes materiais, destacam-se as cerâmicas vítreas, as zircônias monolíticas, as cerâmicas infiltradas por polímeros e as resinas nanocerâmicas. O objetivo do trabalho foi avaliar os dados mais relevantes e atuais sobre as propriedades destes novos materiais, os sistemas disponíveis, suas indicações, limitações e seu uso associado com a tecnologia CAD/CAM. Esta revisão consistiu em uma pesquisa eletrônica da literatura publicada nos últimos 15 anos, nas bases de dados Medline/Pubmed, Embase, Scielo, Bireme, Lilacs e BBO, utilizando-se os seguintes descritores do MESH [CADCAM AND restorative materials AND monolitic] OR [Monolitic CAD-CAM restorative materials]. Concluiu-se que os materiais monolíticos obtidos pelo sistema CAD/CAM foram desenvolvidos para oferecer uma melhor adaptação e durabilidade das peças, com ótimas taxas de sobrevida e redução de tempo clínico e laboratorial, oferecendo ao paciente conforto, sessões clínicas mais curtas e restaurações de qualidade superior aos sistemas convencionais. Todos os materiais citados nesta revisão apresentaram vantagens e desvantagens, cabendo ao profissional selecionar o melhor material para cada situação clínica em específico, levando em conta os prós e contras de cada um(AU)
Biblioteca responsável: BR186.1
Localização: BR186.1