Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Criopreservação de células-tronco de origem dentária: uma revisão de literatura / Cryopreservation of stem cells of dental origin:a literature review

Silva, Geovanna Caroline Brito da; Vasconcelos, Marcelo Gadelha; Vasconcelos, Rodrigo Gadelha.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1411697

Introdução:

Os tecidos dentários são uma fonte acessível de células--tronco mesenquimais que podem ser úteis para o tratamento de va-riadas doenças clínicas. Logo, o interesse e a necessidade de garantir uma forma eficaz de conservar as células-tronco de origem dentá-ria para aplicações futuras levou ao desenvolvimento de métodos de criopreservação, técnica pela qual são aplicadas baixas tempe raturas para cessar de maneira reversível e controlada as funções biológicas de células e tecidos vivos.

Objetivo:

Realizar uma revisão de literatura acerca da criopreservação de células-tronco de origem dentária, enfatizando características, princípios, protocolos existen-tes e efeitos desse método às propriedades biológicas dessas células.

Metodologia:

Este estudo constituiu numa revisão de literatura com base nas informações de 54 artigos científicos publicados no período entre 2005 e 2019 e consultados em bases de dados on-line (Pub-Med, SciELO e Google Acadêmico), com a utilização dos seguin-tes descritores Criopreservação (Cryopreservation), Células-tronco dentárias (Dental stem cells) e Criopreservação dental (Dental cryo-preservation).

Resultados:

Verificou-se que as células-tronco de ori-gem dentária parecem manter suas características biológicas, como a taxa de viabilidade, proliferação celular e ampla capacidade de di-ferenciação mesmo após a criopreservação. Além disso, a criopre-servação magnética apresenta-se como um protocolo promissor para a conservação de células-tronco dentárias.

Conclusão:

A criopre-servação é uma técnica eficaz para o armazenamento a longo prazo de células-tronco derivadas de tecidos dentários. Entretanto, estudos adicionais devem ser realizados em busca do desenvolvimento de protocolos de criopreservação mais padronizados e seguros que não afetem as propriedades biológicas das células-tronco dentárias.
Biblioteca responsável: BR36.1