Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Análise do comportamento da resina composta frente aos diferentes mecanismos de desgaste: uma revisão de literatura / Analysis of the composite resin behavior against different wear mechanisms: a literature review

Viana, Edjardi de Pontes; Vasconcelos, Marcelo Gadelha; Vasconcelos, Rodrigo Gadelha.
Rev. Salusvita (Online) ; 40(1): 158-178, 2021.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1411876

Introdução:

Com o avanço da odontologia e dos materiais dentários, as resinas compostas têm sido amplamente utilizadas nas diversas variedades de restaurações, sejam elas diretas ou indiretas, devido às suas propriedades estéticas. No entanto, existem fatores significati-vos que contribuem para o fracasso das resinas compostas ao longo do tempo, dentre eles, o desgaste.

Objetivo:

Este trabalho consiste em uma revisão da literatura que objetiva discor-rer acerca dos principais mecanismos de desgaste da resina composta e suas consequências.

Metodologia:

O presente estudo trata-se de uma revisão da literatura narrativa realizada através de um levantamento bibliográfico de 53 artigos científicos, publicados entre 2010 e 2021. Tendo como fonte as seguintes bases de dados eletrônicos nacionais e internacionais PubMed, SciELO e Google Acadêmico.

Resultados:

Perda de brilho, manchamento, infil-tração marginal, cárie recorrente e desgaste (desgaste adesivo, desgaste abrasivo, desgaste por fadiga e desgaste corrosivo) são os principais fatores que contribuem para o fracasso das resinas compostas ao longo do tempo.

Conclusão:

Os mecanismos de desgaste, sejam de natureza mecânica (física) e/ou química desgaste adesivo, desgaste por atrito, desgaste abrasivo, desgaste por fadiga e desgaste corrosivo, assim como procedimentos de acaba-mento e polimento e hábitos parafuncionais implicam na perda gradual da resina composta e, consequentemente, geram acúmulo de biofilme, comprometimento gradual da função e estética, redução da dureza e resistência à flexão, que juntos resultam na diminuição da durabilidade clínica das restaurações e geram a necessidade de reparo e/ou substituição da restauração ao longo do tempo.
Biblioteca responsável: BR36.1