Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Antimicrobial efficacy of S-PRG containing toothpastes on S. mutans biofilm development / Eficácia antimicrobiana de dentifrícios contendo S-PRG sobre o desenvolvimento de biofilme de S. mutans

Spinola, Manuela da Silva; Mendonça, Jacqueline Landi; Garcia, Maíra Terra; Caneppele, Taciana Marco Ferraz; Junqueira, Juliana Campos; Torres, Carlos Rocha Gomes; Borges, Alessandra Buhler.
Braz. dent. sci ; 26(1): 1-9, 2023. ilus
Artigo em Inglês | LILACS, BBO - odontologia (Brasil) | ID: biblio-1416950
Objetivo: investigar o efeito de dentifrícios contendo S-PRG sobre a colonização inicial e maturação de biofilmes de S. mutans. Material e Métodos: uma cepa de referência (UA 159) e uma cepa clínica de S. mutans (SM6) foram utilizadas. Espécimes de esmalte bovino foram alocados nos grupos (n=5): dentifrícios contendo 0%; 1%; 5%; 20% e 30%S-PRG; controle positivo (NaF+triclosan); e controle negativo (água destilada). Os espécimes foram inseridos em uma placa de 24 poços contendo saliva artificial (4h), seguido por adição de 1mL de saliva artificial, BHI, 225µL de suspensão de S. mutans e foram tratados com suspensões de dentifrícios antes ou depois de 4 e 24h da formação do biofilme. Os espécimes foram incubados por 48h e o biofilme foi removido dos espécimes e semeado em placas de Petri para contagem de UFC/mL. Os dados foram analisados por ANOVA e teste de Tukey (5%). Resultados: houve diminuição na adesão de microrganismos para os grupos tratados com S-PRG (p<0.05). Para SM6, os dentifrícios contendo S-PRG apresentaram resultados semelhantes ao NaF+triclosan e para a cepa UA159 o dentifrício com 30%S-PRG apresentou efeito superior. Efeito antimicrobiano no biofilme recém-formado (4h) foi observado para os grupos contendo S-PRG, mas não foi observado efeito superior ao NaF+Triclosan. Para o biofilme maduro, efeito antimicrobiano do S-PRG foi observado apenas para a cepa clínica, mas não superior ao efeito do NaF+Triclosan. Conclusão: dentifrícios contendo S-PRG foram eficazes na inibição do desenvolvimento de biofilmes de S. mutans, sendo promissores agentes para prevenir o desenvolvimento de biofilme cariogênico. (AU)
Biblioteca responsável: BR243.1