Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Tumores vasculares de interesse odontológico: aspectos clínicos e formas de tratamento / Vascular tumors of dental interest: clinical aspects and forms of treatment

Bastos, Carlos Eduardo de Jesus; Gomes, Ana Viviam Souza Ferro; Pereira, Almira Oliveira; Oliveira, Girlane Pereira; Jesus, Julia Maria Benites de; Cerqueira, Caio Cezar Rebouças e; Leite, Thiago Freitas.
Rev. Odontol. Araçatuba (Impr.) ; 44(1): 17-21, jan.-abr. 2023.
Artigo em Inglês | BBO - odontologia (Brasil), LILACS | ID: biblio-1427816
Os hemangiomas são neoplasias benignas dos tecidos moles. São lesões caracterizadas pela proliferação de células endoteliais.

Objetivos:

O objetivo deste trabalho é demonstrar por meio de uma revisão da literatura os principais hemangiomas de interesse odontológico e suas características clínicas e abordagens terapêuticas. Revisão de literatura O estudo mostrou prevalência de até 6% na população geral, sendo o tumor mais comum na infância. Essas lesões apresentam rápido crescimento pós-natal, que pode levar meses a dois anos em média, mas geralmente após esse período ocorre sua involução. O diagnóstico é comumente baseado nas características clínicas e na história do paciente. É importante entender que o estudo histopatológico pode ser necessário nos casos em que o diagnóstico é incerto, para diferenciá-lo de outras neoplasias graves. Destacam-se as principais complicações relacionadas a lesões, ulcerações e hemorragias, além de infecções secundárias que podem causar alto índice de morbidade. Assim, é fundamental que o dentista reconheça essas patologias e tenha capacidade para tratá-las. Considerações finais Foi possível observar que os hemangiomas são manifestações vasculares incomuns para o cirurgião-dentista, porém o profissional deve saber diagnosticá-los e tratá-los. Dentre as áreas acometidas, essas lesões são frequentes na cavidade oral e o tratamento consiste em acompanhamento com intervenções conservadoras(AU)
Biblioteca responsável: BR186.1
Localização: BR186.1