Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Futuros cirurgiões-dentistas canhotos graduandos da Universidade Federal de Uberlândia: perfil, dificuldades e dores osteomusculares / Future left-handed dentists graduating from the Federal University of Uberlândia: profile, difficulties and musculoskeletal pain

Machado, Fernanda Laura Alves; Corsino, Ana Lyssa; Lima, Danielly Davi Correia; Oliveira, Maria Antonieta Veloso Carvalho de.
Rev. Odontol. Araçatuba (Impr.) ; 44(1): 22-27, jan.-abr. 2023. tab, ilus
Artigo em Português | LILACS, BBO - odontologia (Brasil) | ID: biblio-1427850
Os indivíduos canhotos necessitam de utensílios para concretização de suas atividades diárias, bem como, para o exercício da prática odontológica onde a escassez de equipamentos específicos pode refletir em desgaste corporal, com isso, o presente trabalho tem por objetivo identificar os estudantes canhotos do curso de Odontologia da Universidade Federal de Uberlândia além de identificar suas dificuldades, queixas e locais de dores osteomusculares nas atividades laboratoriais e clínicas.

Métodos:

Foram incluídos todos os alunos canhotos matriculados no ano de 2021. Foram aplicados questionários on line para coletar os dados dos alunos.

Resultados:

Foram tabulados e como resultados, encontrou-se que os canhotos representam 5,6% do total de alunos do curso de Odontologia, a maioria são mulheres (66,7%), com média de idade de 21 anos. O segundo período foi o que apresentou maior número de canhotos (25%). As atividades práticas do curso, estas foram cursadas por 91,7% dos entrevistados, que relataram com maior frequência usar a mão esquerda (62,5%), sentar na posição de 1 hora (20,8%) e ter maior dificuldade ao tratar o quadrante superior direito (45,8%). Os locais mais citados de dores osteomusculares após realizar essas atividades, foram punhos e mãos (62,5%), parte inferior das costas (62,5%) e pescoço (58,3%).

Conclusão:

Os canhotos representam a minoria dos alunos e suas dificuldades são, a falta de estrutura física adequada e a incompreensão das pessoas ao redor. Em relação a queixa de dor ou desconforto, mãos, punhos, parte inferior das costas e pescoço foram os membros mais citados no estudo(AU)
Biblioteca responsável: BR186.1
Localização: BR186.1