Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Periimplantite e a importância do especialista em periodontia na manutenção dos tecidos / Periimplantitis and the importance of the periodontic specialist in tissue maintenance

Martinez, Gisele Lago; Magalhaes, Ataydes Dias; Tavares, Maria Luiza Dos Santos Stangherlin.
Rev. Odontol. Araçatuba (Impr.) ; 44(1): 33-38, jan.-abr. 2023.
Artigo em Português | LILACS, BBO - odontologia (Brasil) | ID: biblio-1427879

Introdução:

A peri-implantite é uma condição patológica associada a placa que ocorre nos tecidos de suporte ao redor de implantes dentários. Se caracteriza pela presença de sinais clínicos proveniente de inflamação na mucosa periimplantar conhecido como mucosite e subsequente perda progressiva do osso de suporte denominado como periimplatite.

Objetivo:

Classificar os principais sinais e sintomas clínicos da doença periimplantar a fim de estabelecer um diagnóstico, apresentar quais fatores devem ser avaliados durante o planejamento e manutenções de implantes dentários, os fatores de risco locais e sistêmicos, o tratamento e a importância do implantodontista com o periodontista realizar planejamento correto visando um prognostico favorável.

Metodologia:

Revisão de literatura foi realizada no PubMed, buscando artigos dos anos de 2010 a 2021.

Resultado:

Os estudos mostraram que o acúmulo de placa bacteriana nos implantes resultará no desenvolvimento de mucosite e podendo posteriormente se estabelecer a peri-implantite. Uma história de doença periodontal, tabagismo e falta de terapia de suporte devem ser considerados como indicadores de risco para o desenvolvimento de peri-implantite.

Conclusão:

É de suma importância o trabalho simultâneo do implantodontista com o periodontista com o intuito de se obter um bom planejamento e consequentemente reduzir danos a curto e longo prazo nos tecidos periimplantares. O sucesso do tratamento de doenças periimplantares está na prevenção, envolvendo reforço de higiene oral e manutenções periódicas(AU)
Biblioteca responsável: BR186.1
Localização: BR186.1