Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Reabilitação estética com facetas e coroas cerâmicas em dissilicato de lítio: relato de caso / Aesthetic rehabilitation with ceramic facets and crowns in lithium disilicate: case report

Oliveira, Daniela de; Giampá, Priscila; Carvalho, Cristal Fernandez de; Miranda, Carolina Baptista; Pereira, Tássia Monique dos Santos.
Rev. Odontol. Araçatuba (Impr.) ; 44(1): 39-46, jan.-abr. 2023. ilus
Artigo em Português | LILACS, BBO - odontologia (Brasil) | ID: biblio-1427882

Introdução:

A procura pela estética do sorriso é crescente na Odontologia, pois, muitas vezes um sorriso alinhado e periodonto saudável não são o bastante. A cerâmica odontológica apresenta-se como uma ótima possibilidade restauradora, visto o avanço das técnicas de adesão entre o substrato dentário e as cerâmicas, torna-se mais previsível o resultado com este tipo de reabilitação.

Objetivo:

O presente artigo tem como objetivo descrever um caso clínico com envolvimento de diversos níveis de desgaste dentário para reabilitação estética com cerâmica de dissilicato de lítio. Relato de caso Paciente 36 anos, gênero feminino, apresentava insatisfação com seu sorriso devido a forma e a alteração de cor dos seus dentes superiores anteriores e pré-molares. O plano de tratamento consistiu em realizar a troca da coroa metalocerâmica por coroa total cerâmica da unidade 14, coroa total cerâmica nas unidades 11, 21 e 22, facetas cerâmicas nas unidades 15, 13, 12, 23, 24 e 25, osteotomia e gengivoplastia das regiões de 2º prémolar superior esquerdo ao 2º pré-molar superior direito, clareamento dental caseiro da arcada inferior e placa oclusal superior de proteção. O material de escolha para a resolução do caso clínico foi a cerâmica vítrea reforçada à base de dissilicato de lítio, pois, possui um índice de refração de luz semelhante à estrutura dentária, sem interferência significativa da translucidez, além de ser passível de cimentação adesiva por se tratar de uma cerâmica ácido sensível e o tamanho do cristal e a sua disposição favorecem o aumento das propriedades mecânicas da restauração.

Conclusão:

O plano de tratamento realizado permitiu o restabelecimento da função e estética, com reprodução das características dos dentes naturais e promoção da jovialidade e da harmonia no sorriso(AU)
Biblioteca responsável: BR186.1
Localização: BR186.1