Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

The glossopharyngeal nerve (IX cranial nerve pair): anatomical considerations and neuralgia: literature review / O nervo glossofaringeo (IX par de nervo craniano): considerações anatômicas e neuralgia: revisão da literatura

Lucca Junior, Márcio Alberto de; Ferreira-Pileggi, Beatriz Carmona; Freire, Alexandre Rodrigues; Prado, Felippe Bevilacqua; Rossi, Ana Cláudia.
Rev. Odontol. Araçatuba (Impr.) ; 44(2): 9-12, maio-ago. 2023.
Artigo em Inglês | LILACS, BBO - odontologia (Brasil) | ID: biblio-1427966
O nervo glossofaríngeo (IX par de nervo craniano) é um nervo misto, contendo função tanto motora como sensitiva. Este nervo relaciona-se com a língua e com a faringe. A neuralgia do nervo glossofaríngeo é uma neurapatia rara, sendo caracterizada por crises dolorosas, lancinantes e paroxísticas, geralmente unilaterais. O objetivo do estudo foi realizar uma revisão de literatura sobre a neuralgia do nervo glossofaríngeo (IX par de nervo craniano), destacando os aspectos anatômicos deste nervo e as possíveis causas e complicações da neuralgia bem como formas de tratamento. Foi realizada uma revisão da literatura na base de dados internacional Pubmed. A revisão da literatura incluiu 72 artigos no período de 2015 a 2021. As palavras-chave utilizadas foram "anatomia da neuralgia do glossofaríngeo". Dos 72 artigos, 7 foram utilizados para esta revisão de literatura. Verificouse que a neuralgia do nervo glossofaríngeo é incomum e as etiologias mais encontradas foram compressão neurovascular/variações vasculares, patologias e traumas. As abordagens dos tratamentos mencionadas na literatura foram a terapia farmacológica da área com antiepilépticos e antidepressivos, como carbamazepina e gabapentina; a descompressão microvascular; e radiocirurgia com faca gama(AU)
Biblioteca responsável: BR186.1
Localização: BR186.1