Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Cirurgia de aproveitamento de dente incluso associada a odontoma: relato de caso / Surgery to use an impacted tooth associated with odontoma: case report / Cirugía para uso de diente incluido asociado a odontoma: reporte de caso

Santos, Aída Juliane Ferreira dos; Soares, Brenda Mayara Bacurau; Lima, Luziane Borba Quintino de; Vasconcelos, Belmiro Cavalcanti do Egito Doutor em Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Facial, FOP-UPE, Bras.
Rev. cir. traumatol. buco-maxilo-fac ; 23(1): 26-30, jan.-mar. 2023. ilus
Artigo em Português | LILACS, BBO - odontologia (Brasil) | ID: biblio-1443848

Introdução:

Odontoma é o tipo mais comum de tumor odontogênico, contudo são lesões assintomáticas, de crescimento lento e indolor, descobertos geralmente em consultas de rotina, e que muito comumente são causadores de impactação dentária. Esse trabalho tem por objetivo relatar o caso clínico de uma criança que apresentava um odontoma composto na pré-maxila, ocasionando a impactação de seu incisivo central e comprometimento estético. Relato de caso Paciente de 12 anos, em preparo para tratamento ortodôntico, no qual na etapa de exames de imagem, foi percebido um odontoma composto na região anterior da maxila o qual impedia a irrupção do dente 21, onde para que se conseguisse o melhor aproveitamento estético e funcional, foi indicado a remoção do tumor com 43 estruturas semelhantes a dentes e o tracionamento do dente associado.

Conclusão:

O tratamento do odontoma não costuma ter recidivas, permitindo o aproveitamento de possíveis dentes associados e manutenção de estruturas nobres adjacentes. Possibilitando também, o tracionamento do dente impactado ao arco dental, restituindo saúde e estética... (AU)
Biblioteca responsável: BR310.1
Localização: BR310.1