Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Assistência à saúde nos transtornos mentais no período de puerpério: revisão integrativa / Health care in mental disorders in the period of puerperium: Integrative Review / Atención sanitaria en los trastornos mentales en el puerpério: Revisión integradora

Silva, Josepson Maurício da; Silva, Ronny de Tarso Alves e; Silva, Tânia Pereira da; Silva, Maciel Lopes da; Geraci, Naira Alves; Dantas, Luis Paulo Valentim; Venâncio, Romário Tavares.
Rev. Ciênc. Plur ; 9(2): 31781, 31 ago. 2023. tab
Artigo em Português | LILACS, BBO - odontologia (Brasil) | ID: biblio-1509750
No puerpério, a mulher passa por intensas mudanças de ordem familiar e social, como também de adaptações psicológicas e biológicas, que são marcadas por alterações metabólicas e hormonais complexas, sendo a fase de maior risco para o desenvolvimento de algum transtorno mental.

Objetivo:

Realizar uma revisão da literatura paraidentificar a assistência à saúde nos transtornos mentais no período de puerpério.

Metodologia:

Estudo descritivo na modalidade revisão integrativa, realizado com artigos originais disponíveis nas línguas portuguesa, inglesa e espanhola, publicados nas bases de dados Scientific Electronic LibraryOnline (SCIELO) e Literatura Latino-Americana em Ciências da Saúde (LILACS), no período de 2015 a 2021 com os seguintes descritores assistência de enfermagem, transtornos mentais e períodopós-parto.

Resultados:

Foram encontrados 58artigos, dos quais 17foram selecionados ao final do processo. 10 trabalhos evidenciaram fatores associados com transtorno mental, 4 trabalhos descreveram medidas de proteção e 3 abordaram ações assistenciais de saúde na intervenção dos transtornos mentais no puerpério.

Conclusões:

Após análise da literatura, observa-seque o baixo suporte social e familiar se mostraram como principais fatores de risco associados aos transtornos mentais para a puérpera. Já os fatores de proteção foram relacionados com aumento do apoio familiar e assistencial por meio dos serviços de saúde, bem como a importância da enfermagem na implementação de estratégias preventivas para os transtornos mentais no puerpério (AU).
Biblioteca responsável: BR1264.1