Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Periodontite associada à artrite reumatoide: o papel das redes extracelulares de neutrófilos (NETs) / Periodontitis associated with rheumatoid arthritis: the role of neutrophil extracellular traps (NETs)

Oliveira, Sicília Rezende.
Belo Horizonte; s.n; 2023. 108 p. ilus.
Tese em Português | LILACS, BBO - odontologia (Brasil) | ID: biblio-1511552

Introdução:

As redes extracelulares de neutrófilos (NETs) são apontadas como um dos mecanismos relevantes na patogênese da periodontite e artrite reumatoide (AR). No entanto, permanece pouco compreendido a participação das NETs como mecanismo de ligação entre as duas doenças.

Objetivos:

1) Investigar a concentração das NETs na saliva, no plasma e in vitro em indivíduos com AR e controles saudáveis e a associação com a periodontite e atividade da AR; 2) Avaliar o impacto do tratamento periodontal não cirúrgico na concentração das NETs na saliva e no plasma; 3) Investigar a associação entre a presença de polimorfismos de nucleotídeo único no gene codificador da enzima peptidil arginina deaminase 4 (PAD4) com a AR, a produção de NETs in vitro e a periodontite; 4) Sistematizar as evidências disponíveis na literatura sobre o efeito do tratamento periodontal não cirúrgico sobre os principais parâmetros clínicos e laboratoriais da AR e score de atividade da doença 28 (DAS28). Material e

Métodos:

Para atender aos objetivos 1 e 2, a concentração de NETs na saliva, no plasma e na cultura de neutrófilos isolados do sangue periférico foi determinada por meio da identificação do complexo mieloperoxidase (MPO)-DNA com o uso do kit PicoGreen®. Para atender ao objetivo 3 foi realizada a extração do DNA genômico das células mononucleares do sangue periférico de indivíduos com AR e controles e foi realizada a genotipagem para os polimorfismos de nucleotídeo único PADI4_89, PADI4_90, PADI4_92 e PADI_104. Para atender ao objetivo 4 foi realizada uma overview incluindo revisões sistemáticas que avaliaram o efeito do tratamento periodontal não cirúrgico sobre os parâmetros da AR. A busca foi realizada nas principais bases de dados, sem restrição de idioma ou data de publicação. Foi realizada ainda uma meta-análise incluindo dados dos estudos primários identificados nas revisões sistemáticas analisadas.

Resultados:

1) e 2) Indivíduos com AR e com periodontite apresentaram maior concentração de NETs na saliva, no plasma e in vitro. O tratamento periodontal não cirúrgico reduziu a concentração de NETs na saliva e plasma de indivíduos com AR. 3) Não foi observada associação entre a presença de genótipos polimórficos e a AR. A presença de um haplótipo homozigoto para o polimorfismo foi associada a uma maior produção de NETs in vitro e piores parâmetros periodontais. 4) Foram incluídas na overview nove revisões sistemáticas. Os principais desfechos avaliados foram DAS28; proteína C-Reativa e/ou velocidade de hemossedimentação. A meta-análise mostrou que o tratamento periodontal não cirúrgico resultou em diminuição significativa do DAS28.

Conclusão:

A concentração das NETs na saliva, no plasma e na cultura de neutrófilos de sangue periférico está associada a AR e a periodontite, podendo representar o elo entre as duas doenças. O tratamento periodontal não cirúrgico leva à redução da atividade da AR. Polimorfismos no gene PADI4 estão associados a produção de NETs in vitro e à presença de periodontite.
Biblioteca responsável: BR365.1
Localização: BR365.1; 2023