Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Influence of two natural cross-linkers on microtensile bond strength durability ­ An in vitro study / Influência de dois reticuladores naturais na durabilidade da resistência de união à microtração ­ Um estudo in vitro

Anumula, Lavanya; Ramesh, Sindhu; Kolaparthi, Venkata Suneel Kumar; Alla, Rama Krishna; Govula, Kiranmayi.
Braz. dent. sci ; 26(4): 1-12, 2023. ilus, tab
Artigo em Inglês | LILACS, BBO - odontologia (Brasil) | ID: biblio-1516483

Objetivo:

investigar o efeito de dois reticuladores naturais na resistência de união (µTBS) à microtração e avaliar sua influência na durabilidade da adesão da resina à dentina. Material e

Métodos:

extratos das plantas Moringa oleifera e Centella asiatica foram qualitativamente testados através de cromatografia em camada fina de alta performance (HPTLC) para a presença de fenóis. O conteúdo fenólico alcançou entre 27 a 30 equivalentes de ácido gálico (GAE), µg/mg de peso seco. Após o condicionamento, duas concentrações (5% e 1%) dos extratos foram preparadas e utilizadas como forros de pré-tratamento em dentina. Eles foram aplicados por um minuto. Após a restauração com resina composta, palitos de dentina e resina foram preparados. Os grupos foram 5% Moringa, 1% Moringa, 5% Centella, 1% Centella e controle (sem aplicação de reticulador). Para cada grupo, metade das amostras foram submetidas ao teste µTBS após 24 horas, enquanto a outra metade foi imersa em saliva artificial para avaliar a longevidade adesiva após 6 meses de envelhecimento. Foi realizada análise estatística através de ANOVA 1-fator, seguido do teste post hoc de Tukey.

Resultados:

ambas as concentrações de 5% e 1% de Moringa demonstraram diferença significativa (p<0.05) comparadas aos outros grupos em ambos os intervalos. No entanto, após o envelhecimento, os espécimes dos geupos controle e 1% de Centella resultaram em uma redução significativa de µTBS.

Conclusão:

no geral, ambas as concentrações de Moringa (5% e 1%) foram efetivas em estabelecer a adesão em ambos os intervalos (AU)
Biblioteca responsável: BR243.1