Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Caracterização dos sintomas na hospitalização de pacientes em cuidados paliativos / Caracterización de síntomas en la hospitalización de pacientes en cuidados paliativos / Characterization of symptoms in the hospitalization of patients in palliative care

Barci, Bianca; Barreiro, Victoria Bertine; Souza, Ana Carolina de; Villar, Jéssica Caroline; Barbosa, Ludimila Domingues; Vasconcelos, Tauana Fernandes; Bolela, Fabiana.
J. nurs. health ; 13(1): 13122461, abr. 2023.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1524518
Objetivo:avaliar a presença e intensidade dos sinais e sintomas de pacientes em cuidados paliativos nos três primeiros dias de internação. Método:estudo observacional, com pacientes adultos e idosos. Foi utilizado questionário para a coleta dos dados sociodemográficos e clínicos e um instrumento validado para a avaliação dos sinais e sintomas. Resultados:dentre os 50 participantes, a maioria é mulher (56%) com idade média de 66,7 anos e escolaridade de 6,1 anos. A principal doença de base foi câncer de pulmão (12%). Apresentaram elevados níveis de cansaço, sonolência, falta de apetite, depressão e ansiedade no primeiro dia de internação. No decorrer dos três dias de observação houve melhora em relação ao cansaço e à depressão e piora da sonolência. Conclusão:a assistência paliativa possui potencial para contribuir com o adequado manejo dos sintomas ao longo da internação, o que pode influenciar positivamente a qualidade de vida dos pacientes.
Biblioteca responsável: BR1060.1