Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Mamoplastia pós-cirurgia bariátrica usando suporte protético complementar de contenção glandular / Breast augmentation after bariatric surgery by using complementary prosthetic support for glandular containment

Bozola, Antonio Roberto.
Rev. bras. cir. plást ; 31(3): 299-307, 2016. ilus
Artigo em Inglês, Português | LILACS | ID: biblio-2292

INTRODUÇÃO:

A pele de pacientes emagrecidas pós-cirurgia bariátrica apresenta alterações estruturais e proteômicas e não resiste ao peso das mamas, levando-as à flacidez residual precoce, exigindo suporte auxiliar. O objetivo é aplicar suporte auxiliar de lâmina de polipropileno não absorvível mais poliglecaprone absorvível ou lâmina de silicone de bustos, em forma de "soutien interno" como auxiliar de sustentação da pele, para manutenção da forma das mamas, e flacidez no mínimo comparável a outras pacientes sem emagrecimento pela cirurgia bariátrica.

MÉTODOS:

Nove pacientes foram submetidas à mamoplastia em T invertido com modelagem dos tecidos mamários, com redução do volume e envolvidos com lâmina de sustentação auxiliar.

RESULTADOS:

Não houve flacidez precoce e em observação de até 4 anos ela era aceitável. Uma delas apresentou seroma, drenado com boa resolução. Serão operadas outras 24 pacientes dentro do protocolo, acompanhadas e observadas por 2 anos com controle mamográfico, ultrassônico e ressonância magnética.

CONCLUSÃO:

A mamoplastia redutora pós-cirurgia bariátrica requer suporte extra à glândula mamária. A pele estruturalmente alterada não suporta o seu peso e haverá flacidez precoce.
Biblioteca responsável: BR32.1
Localização: BR32.1