Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Análise comparativa da precisão e da confiabilidade de dois localizadores eletrônicos foraminais: um estudo in vitro

Nobréga, Waleska Fernanda Souto; Dantas, Alzira Egina; Rosendo, Rosana Araújo; Sarmento, Tassia Cristina de Almeida Pinto.
RFO UPF ; 21(1): 15-22, jan./ abr.2016.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-2318

Introdução:

atualmente, existe uma gama de localizadores eletrônicos disponíveis no mercado, e nem todos esses aparelhos são precisos na determinação do comprimento de trabalho, tornando necessários estudos que avaliem a sua precisão.

Objetivo:

realizar uma análise comparativa in vitro da precisão e da confiabilidade de dois localizadores eletrônicos foraminais, na determinação do comprimento de patência. Materiais e

método:

foram utilizados, no estudo, trinta dentes humanos extraídos. O comprimento real do dente foi mensurado com lima tipo K n.10 até o aparecimento de sua ponta rente ao forame, que é observado com lupa. Para mensuração eletrônica, foi utilizada base experimental preenchida com espuma floral e embebida em cloreto de sódio a 0,9%, na qual os dentes foram suportados. As mensurações foram realizadas por dois examinadores previamente calibrados, com o Novapex e o Joypex 5 em triplicata, tanto antes quanto após o preparo do ter- ço cervical com brocas Gates Glidden. Os dados foram tabulados e analisados utilizando-se os testes t-Student e ANOVA one-way. Os localizadores foram classificados em preciso, aceitável e errôneo.

Resultados:

as médias de odontometria do Novapex e do Joypex 5, antes e após o preparo cervical, diferiram minimamente entre si, não se observando diferenças estatísticas entre elas. A somatória dos escores preciso e aceitável, para o Novapex, antes e após o preparo cervical, foi de 79,9%, e para o Joypex 5, antes do preparo, foi de 76,66% e, após o preparo, de 96,32%, não havendo diferenças estatísticas entre esses.

Conclusão:

ambos os localizadores foram considerados capazes de determinar com precisão e confiabilidade o comprimento do canal radicular.
Biblioteca responsável: BR1539.9