Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Evaluation of Different Passive Ultrasonic Irrigation Protocols on the Removal of Dentinal Debris from Artificial Grooves

Vivan, Rodrigo Ricci; Duque, Jussaro Alves; Alcalde, Murilo Priori; Só, Marcus Vinicius Reis; Bramante, Clóvis Monteiro; Duarte, Marco Antonio Hungaro.
Braz. dent. j ; 27(5): 568-572, Sept.-Oct. 2016. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS | ID: biblio-828051
Resumo O objetivo deste estudo foi avaliar a influência de diferentes protocolos de irrigação ultrassônica passiva na remoção de detritos em sulcos artificialmente criados nos terços radiculares cervical, médio e apical. Quarenta raízes de incisivos bovinos extraídos foram instrumentadas a 1 mm do ápice radicular com um instrumento R50 Reciproc e irrigadas com hipoclorito de sódio a 2,5%. As raízes foram então inseridas numa mufla e clivadas em duas hemisecções. Sulcos (3 mm de comprimento) foram feitos a 2, 7 e 12 mm do ápice radicular em uma hemisecção e preenchidos com detritos dentinários. As hemisecções foram reagrupadas na mufla e divididas em 4 grupos (n = 10) de acordo com o protocolo de irrigação final Grupo controle 3x20 s usando agulha de calibre #30 sem agitação da solução irrigadora; Grupo PUI-s (static passive ultrasonic irrigation) 3x20 s de irrigação ultra-sônica passiva com a ponta do inserto mantida estática no terço apical; Grupo PUI-t (Irrigação ultrassônica passiva por terço) 20 s de PUI em cada terço; Grupo PUI-d (Irrigação ultrassônica dinâmica) 3x20 s de PUI movendo dinamicamente o inserto em toda extensão do canal radicular. Em todos os grupos, foi utilizado um total de 6 mL de hipoclorito de sódio a 2,5% como irrigante. Após estes procedimentos, os sulcos foram analisadas com um estereomicroscópio e pontuações foram atribuídas quanto à remoção dos detritos. Os dados foram analisados estatisticamente (a=0.05). Os resultados mostraram uma melhor limpeza em todos os grupos onde a solução de irrigação foi agitada com dispositivo ultrassônico do que no grupo controle (p<0,05). No terço apical, o PUI-d e o PUI-s apresentaram performance semelhantes (p>0,05) e melhor limpeza do que o PUI-t (p<0,05). Os métodos dinâmico e estático de agitação da solução de irrigação proporcionaram uma limpeza mais eficaz. O PUID promoveu os sulcos mais completamente limpos sugerindo que seu uso é o mais adequado em casos de dentes com anatomia de canal complexa.
Biblioteca responsável: BR1.1