Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Accuracy of color measurement of endondontically treated teeth after aging / Precisão da medição de cor de dentes tratados endodonticamente após envelhecimento

PEREIRA-CENCI, Tatiana; Skupien, Jovito Adiel; Sedrez-Porto, José Augusto; Della Bona, Álvaro; Jacobovitz, Marcos; Pappen, Fernanda Geraldo.
Braz. dent. sci ; 19(3): 47-52, 2016. ilus
Artigo em Inglês | LILACS, BBO - odontologia (Brasil) | ID: biblio-830988

Objetivo:

O objetivo deste estudo foi comparar a precisão de três modos diferentes de um espectrofotômetro (Vita Classical, 3D-Master e sistema CIE L*a*b*) na avaliação da alteração de cor em dentes tratados endodonticamente.

Materiais e Métodos:

O tratamento endodôntico de quarenta e cinco caninos humanos foi realizado. Medições de cor foram realizadas, antes do tratamento endodôntico (imediatamente), e após 6 meses de armazenamento em água. Análise de cor foi realizado utilizando um espectrofotômetro (Vita Easyshade) em três diferentes modos Vita Classical, 3D-Master e sistema CIE L*a*b*. A mudança de cor (valor ΔE) para os três métodos foram avaliadas em cada amostra e analisados através de análise de regressão linear múltipla. Valores de L*, a* e b* foram analisados através do teste-t. O nível de significância estabelecido foi de 5%.

Resultados:

De acordo com a avaliação digital, não foram encontradas diferenças significativas entre os métodos CIE L*a*b*,Vita Classical e 3D-Master. No entanto, uma diferença significativa foi encontrada (p < 0,001) para os valores de ΔE, com o modo CIE L*a*b* apresentando uma maior precisão para detectar alterações de cor.

Conclusão:

O método CIE L *a*b* correlaciona corretamente para os modos Vita Classical e 3D-Master. No entanto, o Easyshade pode detectar alterações de cor, mais facilmente quando utilizado no modo CIE L *a*b*, permitindo resultados mais precisos.
Biblioteca responsável: BR243.1