Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Avaliação do planejamento em modelos para próteses parciais removíveis recebidos por laboratórios de Teresina, Piauí / Assessment of Removable Partial Denture Planning in Dental Cast Models received from Prosthodontic Laboratories of the City of Teresina, Piauí, Brazil

Alencar, Gabriel Xavier de; Pedrosa, Marlus da Silva; Lopes, Lívia Duarte Santos.
Rev. Salusvita (Online) ; 35(3): 423-435, 2016. tab
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-833016

Introdução:

a Prótese Parcial Removível (PPR) é por vezes negligenciada por profissionais quanto a sua confecção clínica e laboratorial e transferência de responsabilidades do cirurgião-dentista ao técnico de prótese dentária.

Objetivo:

este estudo teve como objetivo avaliar a qualidade de planejamentos e preparos em modelos de trabalho enviados, por acadêmicos e Cirurgiões-Dentistas, à laboratórios de prótese dentária para confecção de PPRs.

Método:

a pesquisa foi realizada em 8 laboratórios de prótese dentária cadastrados no Conselho Regional de Odontologia do Piauí (CRO-PI), onde foram aplicados formulários com 10 questões fechadas. A amostra foi composta por 60 modelos para confecção de PPR, 30 encaminhados por dentistas e 30 por estudantes.

Resultados:

os resultados de mostraram que 21 (35%) dentistas utilizaram o gesso pedra para vazar os moldes e 21 (35%) estudantes, o gesso especial; 27 (45%) acadêmicos realizaram os preparos nos modelos, e 24 (40%) dentistas não prepararam os modelos; 2 (3,3%) técnicos receberam desenhos de dentistas e 26 (43,3%) estudantes enviaram os desenhos; 20 (33,3%) modelos de estudantes chegaram delineados e 29 (48,3%) modelos de dentistas foram delineados pelos técnicos; 26 (43,3%) técnicos não tiveram dúvidas nos planejamentos enviados por estudantes e 15 (25%) técnicos tiveram dúvidas nos trabalhos encaminhados por dentistas e 100% comunicou-se para esclarecimentos.

Conclusão:

concluiu-se que uma parcela considerável de Cirurgiões-Dentistas negligenciam as etapas de preparos de boca e planejamento das PPRs, delegando ao técnico em prótese dentária a maior responsabilidade no planejamento e execução das próteses.
Biblioteca responsável: BR36.1
Localização: BR275.1