Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Efeito antimicrobiano da indometacina no biofilme periodontal: estudo em ratos / Antimicrobial effect of indomethacin on periodontal biofilm: study in rats

Fernandes, Cíntia da Graça Gomes; Lopes, Ana Cristina Távora de Albuquerque; Téo, Mirela Anne Quartaroli; Weckwerth, Paulo Henrique; Ishikiriama, Bella Luna Colombini; Campos, Mirella Lindoso Gomes.
Rev. Salusvita (Online) ; 35(4): 505-515, 2016. graf
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-837388

Introdução:

A doença periodontal é uma doença de caráter multifatorial que se desenvolve em decorrência da interação do biofilme bacteriano com a resposta imuno-inflamatória do hospedeiro que pode ser modulada por fatores sistêmicos e ambientais.

Objetivo:

o presente estudo teve como objetivo avaliar a ação antimicrobiana do anti-inflamatório não esteroidal indometacina sobre o biofilme retido em ligaduras inseridas subgengivalmente para indução de periodontite experimental em ratos.

Método:

assim, 20 animais foram divididos aleatoriamente em um dos grupos grupo Indometacina (n=10); grupo água destilada (n=10). Os animais receberam gavagem diária da medicação (5 mg/kg indometacina) ou de água destilada (2 ml), durante 7 dias. As ligaduras ao redor dos dentes foram coletadas e o biofilme foi dispersado, diluído em 10-1, 10-2 e 10-3, semeado em ágar sangue e as placas foram cultivadas em anaerobiose durante 4 dias. As quantificações foram realizadas a partir da contagem das unidades formadoras de colônias (UFC) totais pelo programa Colony counter aplicativo para androide, caracterizadas pela presença de bactérias aeróbias e aeróbias facultativas relacionadas ao processo de saúde, e pela contagem manual de UFC grandes, que melhor caracterizam as bactérias anaeróbias relacionadas ao processo de doença.

Resultado:

constatou-se um número significativamente maior de UFC grandes no grupo indometacina quando comparado ao grupo água (p=0,004) e um número significativamente menor de UFC totais no grupo indometacina quando comparado ao grupo água (p=0,0013).

Conclusão:

dentro dos limites do presente estudo pôde-se concluir que a indometaciana agrava o processo infeccioso periodontal devido ao crescimento de UFC anaeróbias e redução de UFC facultativas.
Biblioteca responsável: BR36.1
Localização: BR275.1