Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Effects of rapid maxillary expansion in cleft patients resulting from the use of two different expanders

Figueiredo, Daniel Santos Fonseca; Cardinal, Lucas; Bartolomeo, Flávia Uchôa Costa; Palomo, Juan Martin; Horta, Martinho Campolina Rebello; Andrade Jr, Ildeu; Oliveira, Dauro Douglas.
Dental press j. orthod. (Impr.) ; 21(6): 82-90, Sept.-Oct. 2016. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS | ID: biblio-840191
RESUMO

Objetivo:

o objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos esqueléticos e dentários da expansão rápida da maxila (ERM) em pacientes fissurados, utilizando dois tipos de disjuntores.

Métodos:

vinte pacientes com fissura labiopalatal unilateral foram aleatoriamente divididos em dois grupos, de acordo com o tipo de aparelho utilizado (1) Hyrax modificado e (2) Mini-Hyrax invertido. Tomografias computadorizadas de feixe cônico foram obtidas antes do tratamento (T0), como parte da documentação ortodôntica inicial, e três meses após a ERM, para o planejamento de enxertia óssea (T1).

Resultados:

não houve diferença significativa entre os grupos (p>0,05). Ambos apresentaram significativa expansão transversal da maxila (p<0,05), sem significativa movimentação anterior e/ou inferior da maxila (p>0,05). Houve uma maior expansão transversal das coroas em relação à expansão nos ápices. A tendência observada foi uma maior expansão na região posterior da maxila, em comparação à anterior (p<0,05). Avaliando o deslocamento dos lados fissurado e não fissurado, a expansão ocorreu de maneira simétrica e não houve diferença na inclinação dentária entre os lados (p>0,05).

Conclusões:

os aparelhos testados são eficazes na expansão transversal da maxila em pacientes fissurados. Porém, esses aparelhos seriam melhor indicados para casos de fissura labiopalatal com atresia transversal posterior, uma vez que a expansão foi maior na região posterior da maxila do que na região anterior.
Biblioteca responsável: BR1.1