Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Comparação do índice de infecção pós-operatória em fraturas mandibulares lineares com o uso de profilaxia antibiótica / Comparison of postoperative infection rate in linear mandibular fractures using antibiotic prophylaxis

Moura, Lucas Borin; Trivellato, Alexandre Elias; Figueiredo, Cristiano Elias; Gabrielli, Marisa Aparecida Cabrini; Pereira Filho, Valfrido Antonio.
Rev. odontol. UNESP (Online) ; 46(1): 14-18, jan.-fev. 2017. ilus
Artigo em Português | LILACS, BBO - odontologia (Brasil) | ID: biblio-845608

Introdução:

Infecções pós-operatórias representam a maior complicação no tratamento de fraturas mandibulares. A utilização de profilaxia antibiótica diminui os índices de infecção, entretanto sua manutenção após o procedimento cirúrgico é controversa na literatura.

Objetivo:

Comparar o índice de infecção pós-operatória no tratamento de fraturas mandibulares lineares com ou sem profilaxia antibiótica pós-operatória.

Metodologia:

Foi realizada uma análise retrospectiva transversal para verificar a presença de infecção pós-operatória. Trinta prontuários de pacientes portadores de fraturas mandibulares lineares, tratados por meio de acesso intrabucal e fixação interna estável, foram selecionados e divididos em dois grupos com 15 prontuários cada pacientes que realizaram apenas profilaxia antibiótica pré-operatória e pacientes que realizaram profilaxia antibiótica pré e pós-operatória por seis dias.

Resultado:

Foram observadas cinco infecções, sendo três no grupo que realizou apenas profilaxia pré-operatória e duas no grupo que fez uso de antibiótico após o procedimento.

Conclusão:

Em fraturas mandibulares lineares, a utilização de antibiótico pós-operatório não reduziu o índice de infecções significantemente.
Biblioteca responsável: BR39.2