Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Aparelho forsus ancorado em mini-implante para correção da má oclusão de classe II / Forsus anchored appliance in mini-implants for class II maloclusion correction

Domingues, Fábio; Fernandes, Thais Maria Freire; Navarro, Ricardo de Lima; Almeida, Marcio Rodrigues de; Oltramari-Navarro, Paula Vanessa P.
Ortho Sci., Orthod. sci. pract ; 10(39): 184-192, 2017. ilus, tab
Artigo em Português | LILACS, BBO - odontologia (Brasil) | ID: biblio-868267

Introdução:

Os aparelhos de protração mandibular fixos, como o Forsus Fatigue Resistant Device, constituem uma alternativa para o tratamento da má oclusão de Classe II, sobretudo nos casos de pacientes pouco colaboradores. Contudo, assim como outros aparelhos de protração mandibular, o Forsus apresenta tendência à vestibularização dos dentes anteroinferiores, o que o contraindica para pacientes que apresentem essa característica prévia. Com o intuito de controlar esse processo, dispositivos de ancoragem esquelética podem ser associados aos aparelhos de protração mandibular fixos como método de ancoragem.

Objetivo:

Apresentar a aplicação conjunta do aparelho Forsus com reforço de ancoragem por meio de mini-implantes para o controle da vestibularização de incisivos inferiores.

Método:

Foram instalados 2 mini-implantes (Neodent 1,6 x 10 mm) na região mesial ao primeiro molar e, em seguida, esses dispositivos foram conectados ao fio ortodôntico e associados ao aparelho Forsus. Para avaliação da posição dos incisivos inferiores com a utilização do conjunto Forsus/mini-implante foram realizadas medidas cefalométricas (IMPA, 1.NB, 1-NB, ANB, trespasses vertical e horizontal) em 4 momentos inicial (T0), antes da instalação do conjunto (T1), final de tratamento (T2) e 1 ano após remoção (T3), por meio do programa Dolphin 11.5.

Resultados:

Ao avaliar os dados cefalométricos obtidos pela diferença entre T2 e T1, observou-se aumento do IMPA (3,7°) e do 1.NB (0,7°), além da diminuição dos trespasses horizontal (3,2 mm) e vertical (2,5 mm), do 1-NB (1,5 mm) e do ANB (2,9°). Verificou-se ainda, que um ano após o término do tratamento (T3), os valores relacionados à inclinação dos incisivos inferiores foram mantidos.

Conclusão:

O conjunto Forsus/mini-implante permitiu o controle da inclinação dentária anteroinferior por meio do reforço de ancoragem oferecido pelos dispositivos de ancoragem esquelética temporários. Estudos clínicos prospectivos randomizados são necessários para demonstrar de forma mais abrangente os efeitos desta proposta terapêutica. (AU)
Biblioteca responsável: BR243.1