Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Estudo experimental do efeito dos clareadores dentais sobre úlceras induzidas com NaoH na mucosa bucal de ratos / The experimental study tooth-whitening agents effect on ulcers induced with naoh on the oral mucous of mice

Ribas, Marina de Oliveira; Lanzoni, Thaís Almeida; Sousa, Maria Helena; Grégio, Ana Maria Trindade; Pereira, Ana Cristina Pretto; Barbosa, Andréia Cristina Monteiro; Staut, Fabiana Marques.
Pesqui. bras. odontopediatria clín. integr ; 5(2): 171-178, maio-ago. 2005. graf
Artigo em Português | LILACS, BBO - odontologia (Brasil) | ID: biblio-872725

Objetivo:

Verificar as alterações microscópicas decorrentes da aplicação tópica dos dentrifícios clareadores e dos geis clareadores contendo peróxido de carbamida e carbopol nas concentrações 10 porcento, 16 porcento e 35 porcento, em úlceras no dorso da língua de rato.

Método:

Foram utilizadas 150 Rattus norvegicus albinus machos com idade de 45 a 50 dias e peso corporal de 250g a 350g, alimentados com ração e água ad libitum. Os mesmos foram divididos em 6 grupos com tratamentos diferenciados e com datas de morte de 2,7,14,21,42 dias. Os grupos de tratamento foram os de gel clareador 10 porcento, 16 porcento, 35 porcento WHITENESS; o dentrificio clareador 1 COLGATE BICARBONATO DE SÓDIO & PERÓXIDO; dentrificio clareador 2 CONFIDENT, e o Grupo Controle tratado com água destilada. Na mucosa que reveste o dorso da língua de cada animal, na porção mais anterior foram induzidas as lesões ulceradas, por meio da aplicação diária de hidróxido de sódio (NaOH) a 40 porcento, por 7 dias. Após constatada a presença da úlcera foi iniciada a aplicação tópica dos produtos clareadores e a água destilada no grupo controle.

Resultados:

As úlceras tratadas com os géis clareadores estavam presentes ainda no sétimo dia, porém as tratadas com os dentifrícios clareadores, principalmente o CONFIDENT, persistiam por mais tempo, eram maiores e com o fundo esbranqueçado, havendo maior número de mortes entre os ratos tratados com o CONFIDENT.

Conclusão:

Pacientes portadores de aftas e outros tipos de úlceras devam ser aletardos sobre o risco de aumentar o período de cicatrização e de ter uma infecção sucundária, quando estiveram utilizando os produtos odontológicos clareadores
Biblioteca responsável: BR1264.1
Localização: BR1264.1; BR97.1