Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Class I and Class V composite restorations: Influence of light-curing techniques on microleakage / Restaurações de Classes I e V: influência das técnicas de fotoativação na microinfiltração

Mattei, Fabiana Paladini; Prates, Luiz Henrique Maykot; Chain, Marcelo Carvalho.
Rev. odonto ciênc ; 24(3): 299-304, July-Sept. 2009. graf, ilus, tab
Artigo em Inglês | LILACS, BBO - odontologia (Brasil) | ID: biblio-873865

Objetivo:

Avaliar o efeito da técnica de fotoativação na microinfiltração in vitro em cavidades de classes I e V restauradas com resina composta.

Metodologia:

Em 60 pré-molares humanos, foram confeccionadas cavidades de classe I em 30 dentes e de classe V nos demais 30 dentes. As cavidades foram limpas e tratadas com o sistema adesivo autocondicionante de um passo (Xeno III - Dentsply). A resina composta (TPH 3 - Dentsply) foi inserida em dois incrementos e fotoativada de dois modos (n=15 cada) A) Convencional, sendo cada incremento fotoativado com intensidade de 500mW/cm ² por 30 s; B) Pulso tardio, sendo o primeiro incremento fotoativado da mesma forma que o grupo convencional e o último incremento inicialmente fotoativado com 200mW/cm ² , durante 3 s, 5 min de espera e fotoativação final com 500 mW/cm ² por 30 s. Os espécimes foram polidos, submetidos a 800 ciclos térmicos, impermeabilizados e imersos em fucsina básica a 2%. Os dentes foram limpos, seccionados e avaliados quanto à penetração do corante usando-se escores de 0 a 5. Os dados foram analisados por teste U de Mann-Whitney.

Resultados:

Nas cavidades de classe I houve diferença estatisticamente significativa entre os grupos. Nas cavidades de classe V não houve diferença entre os dois métodos de fotoativação, tanto em margem de esmalte quanto em dentina.

Conclusão:

Em cavidades de classe I a fotoativação por pulso tardio proporcionou maior vedamento marginal que a fotoativação convencional. Em cavidades de classe V não houve diferença de penetração do corante.
Biblioteca responsável: BR97.1
Localização: BR541.1