Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Análise de duas metodologias na aferição de infiltração por corante em apicoplastias com retro-obturações / Analysis of two different methods to measure dye infiltration in apicoplasties with retrograde root filling

Oliveira, Marília Gerhardt; Tochetto Primo, Bruno; Pozza, Daniel Humberto; Marzola, Clóvis; Silva, Dayanne Lopes da.
RFO UPF ; 15(2): [160-164], maio-ago. 2010. ilus, graf, tab
Artigo em Português | LILACS, BBO - odontologia (Brasil) | ID: biblio-874358
Diferentes metodologias para verificar o sucesso de materiais odontológicos em apicoplastias com retro-obturaçãotêm sido utilizadas em estudos de infiltração marginal por corante. Apicoplastia é o aplainamento de umápice radicular sem a necessidade de sua amputação, com sua plástica correta.

Objetivo:

Esta pesquisa objetivou avaliar os resultados de infiltração da rodamina B a 1 por cento num grupo experimental, comparando-se a profundidadede penetração do corante com a sua área de impregnação nas mesmas amostras em apicoplastias comretro-obturação.

Métodos:

Para tanto utilizaram-se doze caninos humanos superiores tratados endodonticamentee retro-obturados com MTA. Na análise das amostras utilizou-se o software Image Tool® para realizar a morfometriacomputadorizada.

Resultados:

Os resultados demonstraram um desvio-padrão baixo (4,79) para a mensuração da área e alto (15,05) para mensuração da profundidade de penetração do corante. O teste Mann- Whitney demonstrou diferenças estatisticamente significativas entre os grupos, com p < 0,0001.

Conclusão:

A utilização da área impregnada por corante, em substituiçãoà profundidade de sua penetração, apresentouse como uma melhor alternativa para mensuração dos escores de infiltração marginal, considerando-se os parâmetros metodológicos utilizados nesta pesquisa
Biblioteca responsável: BR337.1
Localização: Br337.1