Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Hábitos de alimentação e sucção de bebês assistidos em Hospital Amigo Da Criança, Campina Grande/PB, Brasil / Feeding and sucking habits of infants treated at a 'Friend of Children Hospital' in Campina Grande, PB, Brazil

Sousa, Raulison Vieira; Ferreira, Jainara Maria Soares; Silva, Maria Suênia Pereira da; Menezes, Valdenice Aparecida de; Fontes, Luciana Barros Correia; Granville-Garcia, Ana Flávia.
Pesqui. bras. odontopediatria clín. integr ; 12(2): 245-250, jul. 2012. tab
Artigo em Português | LILACS, BBO - odontologia (Brasil) | ID: biblio-874597

Objetivo:

Verificar a prevalência e a associação de hábitos de alimentação e de sucção de bebês, na faixa etária de zero a 24 meses, atendidos no Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (ISEA), em Campina Grande, PB, Brasil.

Método:

Para tanto, uma amostra probabilística de 800 mães responderam a uma entrevista estruturada, avaliando questões relativas ao padrão alimentar (amamentação e alimentação complementar) e aos hábitos de sucção (uso de chupeta e mamadeira). A análise dos dados incluiu a estatística descritiva e inferencial (teste de Qui-quadrado de Pearson, nível de significância de 5%) por meio do Programa SPSS (Statistical Package for the Social Sciences), v.13.0.

Resultados:

O percentual de desmame precoce foi considerado baixo (13,5%) e de amamentação exclusiva, elevado (61,9%). Uma parcela expressiva das crianças fazia uso de mamadeira (35,4%) e de chupeta (38,0%). O leite em foi a alimentação complementar mais usada pelas mães do estudo (63,9%). Houve associação entre desmame precoce e uso de mamadeiras, bem como aleitamento artificial ou misto e hábito de sucção de chupeta (p menor que 0,05).

Conclusão:

Os percentuais de desmame precoce foi baixo e de amamentação exclusiva foi elevado e houve associação entre padrão alimentar e hábitos de sucção do bebê. Há, portanto, necessidade da manutenção de políticas de incentivo ao aleitamento materno, corroborando com o aumento da qualidade de vida da população infantil do município estudado.
Biblioteca responsável: BR1264.1
Localização: BR1264.1