Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Avaliação da Resistência de União Entre Resina Composta e Substrato Dentinário Exposto à Quitosana / Bond Strength Evaluation between Composite Resin and Dentin Exposed to Chitosan

Barros, Sarah Cavalcante de; Vieira, Heloise Caroline; Dorilêo, Maura Cristiane Gonçalves Orçati; Lopes, Murilo Baena; Berger, Sandrine Bittencourt; Guiraldo, Ricardo Danil; Gonini Júnior, Alcides.
J. health sci. (Londrina) ; 19(3)31/10/2017.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-876140
Em endodontia, indicam-se substâncias quelantes para a remoção da lama dentinária. O objetivo deste estudo foi avaliar, in vitro, por meio do microcisalhamento, a resistência de união da resina composta com superfícies dentinárias tratadas com EDTA (17%) e quitosana (0,2%). De 30 coroas de dentes bovinos foram removidas as paredes palatina, mesial e distal, expondo a superfície dentinária da parede vestibular da câmara coronária, que abrasionada produziu a camada de esfregaço. Após, a superfície foi tratada, estabelecendo-se 3 grupos (n=10) G1 (controle) com aplicação de água destilada (1min); G2 com aplicação de EDTA (3 min.), e lavagem com água destilada (1 min.); e G3 com aplicação de quitosana (3 min.), lavagem com água destilada (1 min.). Na sequência foram aplicados 2 ml de NaOCl (2,5%), 2 ml de água destilada (1 min), armazenando-as em água destilada (37 °C). Retiradas da água destilada (24 h), fixaram ­se 3 tubos Tygon (1mmX1mm) na dentina após o condicionamento local com sistema adesivo convencional de 2 passos. Preenchidos com resina composta e após fotoativação, os tubos foram removidos obtendo-se cilindros que foram submetidos ao microcisalhamento em máquina de ensaio universal. Os resultados de resistência de união (MPa) foram submetidos a Análise de Variância e Tukey, com nível de significância 5%. Observou-se que a resistência de união de G2 e G3 foram equivalentes estatisticamente (p>0,05), porém significativamente maiores que em G1 (p<0,05). Conclui-se que quitosana e EDTA promovem resistência de união semelhante nas condições testadas. (AU).
Biblioteca responsável: BR1896.9