Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Avaliação do Seio Maxilar: Radiografia Panorâmica Versus Tomografia Computadorizada de Feixe Cônico / Evaluation of the Maxillary Sinus: Panoramic Radiography Versus Cone Beam Computed Tomography

Pacenko, Murilo Rizental; Navarro, Ricardo de Lima; Fernandes, Thais Maria Freire; Conti, Ana Cláudia de Castro Ferreira; Almeida, Marcio Rodrigues de; Oltramari-Navarro, Paula Vanessa Pedron.
J. health sci. (Londrina) ; 19(3)31/10/2017.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-876143
O objetivo deste estudo retrospectivo implica em comparar a presença de velamento, o espessamento de mucosa e a presença de septo no seio maxilar em radiografias panorâmicas e tomografias computadorizadas de feixe cônico (TCFC). A amostra foi composta por 100 pacientes do arquivo, que apresentavam as radiografias panorâmicas e as TCFC antes do início do tratamento ortodôntico, sendo 57 mulheres e 43 homens, com média de idade de 19,08 anos. Foram incluídas nesta pesquisa apenas os exames que apresentavam boa qualidade e bom posicionamento do paciente. A avaliação do velamento, espessamento de mucosa e presença de septo no seio maxilar foi realizada por um único examinador calibrado, de forma independente, nas radiografias e nas TCFC. A concordância entre os exames foi avaliada por meio do teste Kappa. Os resultados demonstraram boa concordância entre as radiografias panorâmicas e TCFC (Kappa entre 0,62 a 0,72), com -90, -88 e 89% de convergência entre os métodos, para velamento do seio maxilar; espessamento de mucosa e presença de septo no seio maxilar, respectivamente. Pode-se concluir que foi encontrada concordância satisfatória na avaliação do velamento, espessamento de mucosa e presença de septo no seio maxilar entre as radiografias panorâmica e TCFC. Dessa forma, as características do seio maxilar foram identificadas, de maneira semelhante, na radiografia panorâmica e na TCFC. (AU).
Biblioteca responsável: BR1896.9