Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Avaliação do pH, liberação de íons cálcio e atividade antimicrobiana do cimento Portland associado a Bambusa textilis em diferentes proporções / Analysis of pH, calcium ion release and antibacterial activity of Portland cement associated to Bambusa textilis in different proportion

Weckwerth, Natália Villas Bôas; Weckwerth, Paulo Henrique; Duarte, Marco Antonio Hungaro; Cesário, Francine; Rivera-Peña, Melissa Esther; Neves, Fernando Toze; Pereira, Marco Antonio; Vivan, Rodrigo Ricci.
Rev. Salusvita (Online) ; 36(2): 365-379, 2017. tab
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-876496

Introdução:

há uma busca incessante por agentes fitoterápicos na medicina e odontologia. Dentro da endodontia, busca-se uma substância que potencialize os efeitos biológicos e antimicrobianos do hidróxido de cálcio como curativo de demora. Não há na literatura relatos sobre a associação do cimento Portland com a Bambusa textilis, uma planta nativa da China, onde é usada na elaboração de medicamentos, pois se trata de uma fonte importante de resinas, sendo, portanto utilizadas por seu poder anti-inflamatório, anticatarral, anticonvulsivante e antitérmico. Sabendo da semelhança do cimento Portland com o MTA, e que esse ultimo apresenta bons resultados físico-químicos, surge a dúvida da possibilidade da associação, com a finalidade de melhorar as atividades antimicrobianas, e a interferência na liberação de íons cálcio e hidroxila.

Objetivo:

avaliar o pH, liberação de íons cálcio e atividade antimicrobiana do cimento Portland associado a Bambusa textilis em diferentes proporções.

Metodologia:

os cimentos experimentais foram 3 g Cimento Portland + 1,2 ml de Bambusa textilis (G1); 3 g Cimento Portland + 0,6 ml de água + 0,6 de Bambusa textilis (G2); 3 g Cimento Portland + 0,9 ml água + 0,3 ml de Bambusa textilis (G3); 3 g Cimento Portland puro (controle) + 1,2 ml água (G4); Bambusa textilis (controle) 20 microlitros por poço. Para os testes de pH e liberação de íons cálcio foram utilizados tubos de polietileno, os quais foram preenchidos com os cimentos e imersos em frascos contendo água deionizada. As mensurações foram por meio de um peagâmetro e espectrofotômetro de absorção atômica. Para a análise da atividade antimicrobiana, foi utilizada a técnica de difusão radial com cepa de Enterococcus faecalis. Os halos de inibição foram mensurados com auxílio de um paquímetro digital. A análise estatística foi realizada pelo teste ANOVA para comparação global, e teste de Tukey para comparações individuais, com significância de 5%.

Resultados:

os valores de pH se mostraram próximos ao neutro para todos os grupos em todos os períodos experimentais. Houve liberação de íons cálcio e ocorreu em todos os grupos e em todos os períodos experimentais. Em relação à atividade antimicrobiana, nenhuma das proporções apresentou atividade.

Conclusão:

a associação da Bambusa textilis ao cimento Portland manteve seu pH e liberação de íons cálcio, mas não potencializou sua atividade antimicrobiana frente ao E. faecalis. (AU)
Biblioteca responsável: BR36.1