Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

A "boca amarga" para o paciente: competência comunicativa intercultural / "Bitter mouth": intercultural communicative competence / La "boca amarga" para el paciente: competencia comunicativa intercultural

Floss, Mayara; Siqueira, Igor Oliveira Claber; Teixeira, Tarso Pereira; Dall'Agnol, Arthur Ferronato.
Rev. bras. med. fam. comunidade ; 9(32): 250-257, jul./set. 2014.
Artigo em Português | Coleciona SUS (Brasil) | ID: biblio-879242

Objetivo:

demonstrar a compreensão dos usuários da Unidade de Saúde da Família (USF) Castelo Branco II da cidade de Rio Grande/RS-Brasil em relação à queixa "boca amarga" e discutir a competência comunicativa intercultural necessária à equipe de saúde para a abordagem desses usuários.

Métodos:

trata-se de um estudo descritivo exploratório de abordagem qualitativa. Os participantes da pesquisa foram agentes comunitários de saúde e usuários atendidos na USF Castelo Branco II.

Resultados:

a explicação da queixa "boca amarga" faz parte da linguagem do ideário popular e médico. Os tratamentos populares para a queixa envolvem cura espontânea; uso de chás; medicamentos; e cuidados nutricionais. A maioria dos participantes da pesquisa nunca havia comentado com o seu médico ou outro profissional de saúde sobre a "boca amarga", sendo que um dos participantes referiu que a "boca amarga" era um "tabu" e citou o constrangimento que existe em discutir o assunto.

Conclusões:

a população possui uma compreensão cultural própria da queixa "boca amarga". No entanto, são necessários mais estudos sobre as doenças populares e uma abordagem mais aprofundada das mesmas. Este estudo constitui-se apenas em um enfoque inicial, indispensável para a compreensão da expressão "boca amarga" e da competência comunicativa cultural necessária para os profissionais de saúde.
Biblioteca responsável: BR1931.9
Localização: BR408.1