Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

A produção científica da Odontologia e a Agenda Nacional de Prioridades de Pesquisa em Saúde / The scientific production of Dentistry and the National Agenda for Priorities in Health Research

Gomes, Doris; Agnoletto, Igor Greik; Souza, Marina Leite; Spiger, Vinícius; Jakymiu, João Rodolfo Gomes; Fujii, Elisa da Cunha; Mello, Ana Lúcia Schaefer Ferreira de.
Rev. ABENO ; 17(2): 11-21, 2017. tab
Artigo em Português | BBO - odontologia (Brasil) | ID: biblio-882468
O estudo analisou a produção atual do conhecimento científico em saúde bucal nos cursos de pósgraduação em Odontologia (stricto-sensu) sul-brasileiros, relacionando-a às diretrizes traçadas pela Agenda Nacional de Prioridades de Pesquisa em Saúde (ANPPS). Trata-se de uma pesquisa de abordagem quanti-qualitativa, de natureza exploratório-descritiva a partir de análise documental. Os dados, coletados de sítios eletrônicos oficiais no primeiro semestre de 2015, consistem em teses e dissertações produzidas entre 2011 e 2015, pelos programas de pós-graduação stricto-sensu em "Odontologia" ou "Ciências Odontológicas", de Universidades Federais do Sul do país. Após leitura dos títulos e resumos, procedeu-se a classificação quanto à aderência das produções aos eixos da ANPPS, com posterior organização, tabulação, análise quantitativo-descritiva e análise qualitativa, discutindose possíveis lapsos entre políticas públicas e práticas, na implementação da ANPPS. A maior parte da produção de teses e dissertações analisadas não apresentou aderência aos tópicos da ANPPS (56,13%) relacionados à saúde bucal, sendo que as áreas de Odontopediatria e Saúde Coletiva detiveram as maiores médias de produção vinculadas (40,8%). Embora existam movimentos de assimilação e incorporação à ANPPS na pesquisa em saúde bucal, disciplinas clínicas tradicionais ainda não referenciam à Agenda e sua prioridade em estudos voltados às necessidades populacionais e interesses do Sistema de Saúde. A incorporação da ANPPS à pesquisa odontológica pode transformar a Odontologia brasileira em nova referência de construção de conhecimento para além do contexto nacional (AU).
Biblioteca responsável: BR1264.1