Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Avaliação da qualidade de aprendizagem no ambiente virtual (Moodle) em saúde bucal, na perspectiva dos discentes / Evaluation of the learning quality in the virtual environment (Moodle) in oral health, in the students' perspective

Santos, Camila Mello dos; Bulgarelli, Patricia Tavora; Frichembruder, Karla; Colvara, Beatriz Carriconde; Hugo, Fernando Neves.
Rev. ABENO ; 18(1): 116-123, 2018. tab
Artigo em Português | BBO - odontologia (Brasil) | ID: biblio-884102
A oferta de cursos a distância implica no acompanhamento e na avaliação de seu processo de ensino. A avaliação de processos educacionais visa capturar suas lacunas e permitir, através de um ciclo de reflexão e ação estratégica, avançar na qualidade de sua construção. O objetivo deste estudo foi descrever a percepção da qualidade do processo de aprendizagem realizada por meio de pesquisa de opinião. Participaram 332 alunos concluintes de seis cursos de educação permanente a distância em áreas obrigatórias aos Centros de Especialidades Odontológicas. O instrumento utilizado foi o Constructivist On-Line Learning Environment Survey (COLLES), que consiste em 24 questões agrupadas em seis dimensões relevância, reflexão crítica, interação, apoio dos tutores, apoio dos colegas e compreensão. As respostas foram em escala do tipo Likert, de cinco pontos, variando de quase nunca a quase sempre. Os dados foram computados e apresentados como frequências absolutas e relativas. Os resultados revelaram que, para maioria (85,3%) dos participantes, os cursos foram relevantes para a prática da profissão. A reflexão crítica foi realizada frequentemente (43,2%) sobre o conteúdo do curso. De acordo com 39,1% dos estudantes, o tutor estimulou a reflexão sobre as atividades do curso. Resultados piores foram obtidos em interatividade, dimensão na qual apenas 13,5% se dispuseram a explicar suas ideias e 44,3% quase nunca pediram explicações sobre as ideias dos colegas. O estudo permitiu observar que os alunos percebem favoravelmente quatro das seis dimensões, entretanto há necessidade de reorientação das atividades para melhoria da interatividade e de movimento colaborativo (AU).
Biblioteca responsável: BR1264.1